quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tour virtual sobre Juazeiro

Clique para Ampliar
Além de um tour pelo Município de Juazeiro do Norte, o hotsite Centenário de Juazeiro disponibiliza, também, edições anteriores
O Diário do Nordeste homenageia de forma especial Juazeiro com um hotsite, mostrando seus pontos turísticos
Fortaleza/ Juazeiro do Norte A última edição da série de reportagens intitulada Centenário de Juazeiro traz, neste mês de julho, uma novidade para o leitor: um tour virtual com os seis principais pontos de visitação em Juazeiro do Norte, relacionados à peregrinação de Padre Cícero. O acesso pode ser feito pelo link: http://hotsite.verdesmares.com.br/promocao/juazeiro-100-anos/regional  O caderno, que faz parte da série iniciada em fevereiro, está sendo veiculado hoje em homenagem ao dia de aniversário de morte do Padre Cícero - criador desta cidade, antecipando em dois dias a data de sua emancipação, 22 de julho.
De acordo com o editor web do Diário do Nordeste, Daniel Praciano, esta não é a primeira vez que o veículo oferece esse instrumento de informação para o leitor. Também antes da reinauguração do Estádio Presidente Vargas, o veículo tomou a mesma iniciativa, no sentido de brindar o público com imagens que levam a um conhecimento amplo e abrangente daquele equipamento.

Além de um tour pela cidade de Juazeiro do Norte, o hotsite Centenário de Juazeiro disponibiliza todas as edições anteriores da série.
O layout do hotsite foi concebido pelo web designer Emanuel Santos. Ele lembra que o trabalho levou dois dias para ser realizado, em vista do trabalho de edição. As fotografias são todas em alta resolução, o que leva a obtenção de milhares de quadros.
"O grande desafio dessa atividade é fazer com que a colagem aconteça quadro a quadro, sem nenhuma sobreposição. Isso faz com que o usuário possa fazer uma navegação, utilizando o zoom e obtendo o máximo de interação", afirmou Emanuel Santos. Para a realização das imagens, o Diário do Nordeste contratou a empresa Studio 360, que passou um dia em Juazeiro do Norte, somente para fazer a produção das fotografias. O diretor da empresa, Marcelo Belém, ressalta que para o empreendimento é necessário contar com equipamentos compatíveis, tais como a máquina adequada, para fazer quadro a quadro, e mais um editor de colagem. "Na verdade, somos a única empresa no Brasil que consegue oferecer um tour virtual para que sejam aplicados a todos os dispositivos móveis, tais como Ipod, Iphone, dentre outros. Também fez parte da Maurício Rodrigues.

LocaisOs principais templos religiosos, o monumento do Padre Cícero, museus, o Luzeiro do Sertão, Centro de Apoio aos Romeiros, Praça Padre Cícero, Memorial estão entre esses espaços que serão disponibilizados para os navegantes virtuais.
Segundo o fotógrafo Marcelo, este foi o primeiro trabalho do gênero feito para uma cidade do interior do Estado. A ideia é mostrar de forma interativa os locais como se a pessoa estivesse no próprio local, com uma visão proporcionada em 360 graus. A proposta é que além dos espaços, que podem ser percorridos pelos internautas, cada um deles apresente um pouco da história de Juazeiro.

Marcus Peixoto/ Elizângela SantosRepórteres

Nenhum comentário: