quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aeroporto de Juazeiro tem demanda recorde em julho

Clique para Ampliar
O projeto dos módulos operacionais do aeroporto regional foi iniciado. A capacidade aumenta de 50 mil passageiros por ano para 600 mil
FOTOS: ELIZÂNGELA SANTOS- DIÁRIO DO NORDESTE
Além do aumento de passageiros, os voos no Orlando Bezerra de Menezes praticamente duplica neste mês
O número de voos no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, praticamente duplica só no mês de julho e a demanda de passageiros passa a ser recorde para o período. Na primeira quinzena do mês, houve um aumento de 70% no número de passageiros, comparado ao mesmo período do ano passado. A superintendência do aeroporto tem a expectativa de fechar o mês com a movimentação de cerca de 35 mil passageiros.
Em maio, o aeroporto operava com quatro voos, três deles com passagem pela capital do Estado. Atualmente, está com oito e mais um previsto para iniciar no dia 1º de setembro, pela empresa Passaredo.
A previsão era iniciar em agosto, mas o voo foi adiado para o mês seguinte. Só para Fortaleza serão quatro voos diários. A média mensal de passageiros era de 20 a 22 mil. Ano passado, passaram pelo local, 247 mil passageiros e, para este ano, a estimativa é de 300 mil passageiros.

Obras
O período é de alta estação na região, com festividades e férias. A dificuldade maior é quanto à falta de infraestrutura para atender à demanda. Isso fez com que fosse iniciada com brevidade a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs). As preparações da infraestrutura para receber os Mops já foram iniciadas. Até o momento, está sendo construída a casa de força no local. Em três meses serão iniciados os módulos. Para amenizar as condições de superlotação da área interna de embarque e desembarque, foi feita uma pequena ampliação do espaço atual.
De acordo com o estudo inicial, apenas com a construção dos módulos, aumento dos banheiros e mais uma lanchonete, a perspectiva era atender uma demanda de 500 mil passageiros por ano. O superintendente, Roberto Germano, afirma que com a ampliação do espaço interno atual essa estimativa vai para 600 mil pessoas. "Acreditamos que isso possa ocorrer devido às melhorias, com aumento das salas de embarque, desembarque e o saguão, para atender a nova empresa aérea em operação, a Azul", explica.

Voos
Segundo o superintendente, somente este mês houve um aumento de três voos. Um da Avianca, que chega às 8 horas, vindo de Guarulhos, e sai às 9h15 direto para São Paulo; o da Gol chega às 9h30, vindo de Fortaleza, e vai para Recife e São Paulo e retorna com a mesma rota às 21 horas. A meta era que esse voo por Pernambuco continuasse apenas por este mês, mas o bom resultado poderá fazer com que a nova linha permaneça.
Já o voo a ser inaugurado pela Passaredo entrará com a rota Juazeiro - Salvador - Vitória da Conquista e Guarulhos. Sai às 6h20 de Fortaleza para Juazeiro do Norte e decola para Salvador, Vitória da Conquista e Guarulhos, com retorno às 22h30, com a mesma rota. O superintendente admite que esse resultado é atribuído ao trabalho realizado pelo vice-prefeito da cidade, Roberto Celestino, que apresentou a essas empresas o potencial da cidade, e tem se confirmado com o aumento dos passageiros.
Todos os voos estão com a capacidade ampliada de passageiros, já que houve a tão esperada homologação da pista de pouso, que possibilita a operação de aeronaves de maior porte. O novo voo da Avianca, segundo o superintendente, conta com 124 passageiros, mas normalmente eles estão voando com uma média de 90% da capacidade de assentos. O que considera uma boa margem para a aviação, já que estão com os voos praticamente lotados.
O crescimento da demanda de passageiros no aeroporto e o aumento constante no número de voos têm impulsionado medidas urgentes, que passam pela determinação da Justiça Federal, por meio da 16ª Vara em Juazeiro. Foi o que ocorreu no mês de maio, por meio de Ação do Ministério Público Federal para melhorar a infraestrutura do local. Foram iniciadas pela Infraero, principalmente relacionadas aos MOPs operacionais, desde junho. O investimento inicial para a construção da nova casa de força é de mais de R$ 197 mil. A construção dos módulos operacionais deverá ser iniciada em seguida.
O estacionamento atual está com uma capacidade para 60 vagas e poderá ir para 200, após a duplicação da via de acesso ao aeroporto. Mas esse projeto, que deverá ser feito por meio da administração municipal, não tem data determinada para ser iniciado.
A questão que emperrava as melhorias parece estar chegando ao fim. É que a Infraero aguardava o fim do convênio com o Estado, que desde 2006 havia se comprometido em realizar algumas reformas na área. O que foi feito praticamente com a melhoria da pista. O Governo do Estado repassou a administração para a empresa federal, mas havia o impasse burocrático, que poderá ter fim este ano, antecipando o fim do convênio, previsto para terminar somente no próximo ano.
MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Avenida Virgílio Távora, 4000 - Bairro Aeroporto
Telefones: (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Nenhum comentário: