sexta-feira, 22 de julho de 2011









Um verdadeiro Líder no iniciar dos seus dias
Imaginar como era a vida há cem anos, nos leva a refletir como a vida é fácil nos dias atuais.
Hoje, com o governo a propiciar inúmeras facilidades, que vão desde auxílio em dinheiro aos mais pobres, educação com merenda escolar, médicos, hospitais, direitos trabalhistas e aposentadoria, entre inúmeros outros benefícios, até podemos afirmar que nada disso que citei, funciona corretamente, mas, vejamos como era o Nordeste do Brasil àquela época.
Uma região pobre, totalmente esquecida, sem a mínima assistência de qualquer que fosse o governo, sem água, sem trabalho no campo e ainda enfrentando períodos de secas terríveis, onde inexistia qualquer ajuda para lavouras, pecuária ou qualquer outra atividade do campo ou indústrias, era algo ainda distante, e quando muito, vivia-se em regime de semi-escravidão nas fazendas de engenhos dos coronéis, trabalhando apenas pela comida e tão-somente nos períodos de plantio da cana de açúcar ou outras poucas lavouras em épocas de invernadas.
Imaginar que escola era coisa para filhos de ricos, comerciantes abastados, doutores e alguns poucos que viviam nas cidades, e com muito custo, conseguiam vagas nas escolas onde no máximo, alfabetizavam-se até o quarto ano primário.
Saúde dependia das rezadeiras e uns poucos boticários, tudo que era doença, curava-se pelo poder do divino, beberagens e ou plantas medicinais e caso ao moribundo o pior lhe acontecesse, era também pelo querer do mesmo Divino.
Hoje, ver uma cidade completar cem anos com a pujança de Juazeiro do Norte, sabendo que a mesma foi oriunda da realidade citada acima, é ver-se obrigado a aceitar, independente de quaisquer crenças às quais pertençamos, que somente um milagre tornou possível tanto progresso acontecer.
Na verdade não "um" milagre, no seu contexto puramente religioso, mas uma abordagem do problema do sertanejo com atitude diferente, uma atitude acolhedora, de receber com o coração aberto, acalentando um povo sofrido, miserável, sem perspectivas de futuro, mas, direcionando-os para um caminho a seguir.
Um Líder torna-se realmente Líder, quando sabe guiar seu povo nas tormentas. E aqui, foram anos e anos de tormentas. Padre Cícero, o Líder maior desta cidade, nunca em vida teve um momento de paz, de fartura. Inúmeros eram os problemas de uma vila que, no quotidiano, recebia mais e mais famílias de diversas regiões e até de outros estados em busca da uma Luz salvadora, que as livrassem da fome e da miséria. A todos, indistintamente, ele recebia, aconselhava, acalentava, assegurava guarida e a todos ele semeou uma nova perspectiva de vida, e muitos souberam seguir seus conselhos, prosperaram e colheram seus frutos.
Hoje, o fruto maior está completando cem anos. Tomou-se uma cidade de pessoas de fibra, trabalhadoras, pessoas que foram moldadas na adversidade dos tempos difíceis, onde nada existia, onde tudo foi conquistado com muita luta e sofrimento.
Uma certeza incontestável é que tudo que aqui existe, foi fruto do amor que um dia os seus antepassados receberam de graça, sem pedir, um amor incondicional de um pastor pelo pobre, um amor que à época foi a luz do farol, que guiou para Juazeiro uma mistura de povos, todos em busca de uma vida melhor.
Juazeiro hoje está realmente de parabéns, pela sua trajetória é uma exceção entre inúmeras outras cidades com a mesma idade, que pouco ou nada prosperaram. Entre seus governantes do passado e presente, muitos são exemplos de liderança, de amor a esta cidade, muitos foram extremamente visionários, mas sem querer fazer partidarismo, essencialmente desde a sua fundação foi a união entre a política e o comércio, aliado aos inúmeros peregrinos que todos os anos aqui aportam, unindo a fé, a esperança e o trabalho, que contribuiu para esse crescimento.
Que os próximos cem anos, Juazeiro do Norte, continue sendo esta linda cidade acolhedora, que um dia teve um verdadeiro Líder, no iniciar dos seus dias.

Itiberê Sales Fontenele, Empresário, Cratense, radicado nesta cidade há 11 anos, admirador desta cidade, pela sua história, seu povo e principalmente pelo grande exemplo de prosperidade.

Nenhum comentário: