sábado, 2 de julho de 2011

O famoso Bálsamo da vida


Em Juazeiro do Norte, artesanalmente se faz de tudo. Quando morei naquela cidade, comprovei esta realidade e os gozadores diziam naquela época que lá se fabricava de dinheiro até "relógio ômega de casca de melancia".
José Geraldo da Cruz, juazeirense de renome, foi político, farmacêutico, dentista e químico. Destacou-se em todas estas profissões, pois como político foi cinco vezes prefeito da cidade; como farmacêutico assistia ao Padre Cícero e manipulava qualquer receita; sendo dentista seu boticão fazia milagres e como químico deixou para nós a verdadeira panacéia, o "Bálsamo da Vida".
Ainda hoje existe a sua "Farmácia dos Pobres" e a fórmula do remédio milagroso ficou de herança para seu filho Carlos Cruz. Vejamos então algumas das propriedades de tão milagroso remédio. É indicado para: Uso interno - inflamação do fígado, cólica do estômago e intestino, dispepsias, afecções gástricas, boca seburrosa, excessos alcoólicos e todas as afecções do trato gastrointestinal. Uso externo -raladuras, queimaduras e ferimentos.
Quando ainda não existiam as colas modernas, em Juazeiro, o livreiro Aldeziro Carvalho Maia, descobriu e usava na sua tipografia a porção para evitar que a cola, feita de goma, apodrecesse; dizia ele que o "Bálsamo" também servia para "achar óclos", pois havia perdido o seu e quando foi tirar de uma prateleira a garrafa do remédio, ao olhar para cima, achou os "picinez" que havia esquecido sobre a cabeça.
E o milagroso "Bálsamo da Vida", ainda hoje fabricado e comercializado, acode ricos e pobres, como desejava que assim fosse seu inventor JOSÉ GERALDO DA CRUZ.
Texto enviado pelo nosso colaborador J. Ronaldo Brito, residente em Fortaleza, escritor, autor de vários livros.


Nenhum comentário: