terça-feira, 26 de julho de 2011

Revista Nova Móveis de Valor destaca empresário

                               
A revista Nova Móveis de Valor, em sua edição de maio deste ano, traz importante matéria sobre o sucesso de um empresário que começou sua carreira de vendedor em Juazeiro do Norte, aos 11 anos de idade. Seu nome: Ítalo Diógenes Holanda Bezerra. Ele é filho do casal Nilzo Bezerra-Maria Luiza. Nilzo foi empresário estabelecido com uma loja de louças e alumínio na Rua São Pedro e a professora  Maria Luiza foi diretora do Colégio Maria Amélia, onde  Ítalo estudou. Eis a matéria publicada:

"Desde muito cedo Ítalo Diógenes Holanda Bezerra percebeu que tinha não apenas um nome de peso, mas tudo para vendas. Ele conta que aos 11 anos de idade, morando em Juazeiro do Norte (terra de Padre Cícero), conheceu um objeto da mais alta tecnologia digital da época - uma calculadora Dismac MM8 - e que ficou fascinado por este equipamento a ponto de convencer seu pai, um defensor da conta manual e que tomava a tabuada de trás pra frente de Ítalo, a permitir que ele comprasse uma máquina dessas.
Para conseguir o dinheiro, este ambicioso jovem começou a trabalhar com vendas e viveu uma experiência que marcou sua vida profissional. "Resolvi vender santo na feira e, para conseguir a mercadoria, fiz a primeira parceria comercial com Dona Zilma, uma senhora que tinha uma loja de produtos religiosos na cidade", lembra Ítalo. De posse da mercadoria consignada, o jovem Ítalo montou uma barraca na feira, mas antes ouviu os conselhos do pai: "Mantenha em mente seu objetivo, tome cuidado com as contas, fique atento para não levar calote, tenha responsabilidade e saiba sempre o que está fazendo”.
Ítalo, seguindo estes cuidados, posicionou sua barraca na primeira fila e no melhor acesso da feira, estudou a vida de todos os santos e colocou um Padre Cícero bem grande na entrada da barraca com os terços e orações pendurados em suas mãos. "Como um milagre, meu modesto estoque era renovado várias vezes por dia, numa velocidade que  tive que pedir ajuda. Em pouco tempo eu - um menino cabeçudo, de chapéu de palha e contando aos berros a vida dos santos - virei atração da feira. E como romeiro tem a característica de só andar em grupo, quando chegava um grupo eu dava o meu show e vendia pra valer", lembra. Em pouco tempo Ítalo fez uma poupança e partiu para comprar o objeto de seu desejo: a calculadora Dismac. Mas levou junto a certeza do que queria ser.
Aos 17 anos Ítalo e sua família foram morar em Fortaleza, onde ele começou a estagiar numa imobiliária. Ao final de três anos de trabalho, deixou a imobiliária como corretor oficial, e foi trabalhar com investidores no mercado de ouro. Três anos depois recebeu o convite para assumir o primeiro cargo executivo, a gerência de uma fábrica de cosméticos que estava dando seus primeiros passos. Após implantar com sucesso o departamento comercial, num sistema de venda mista entre distribuidores locais e venda direta Ítalo partiu para um novo desafio: assumiu a gerência da Unimed no interior do Ceará. "Lá, em menos de três anos, conseguiu implantar uma gestão que levou a unidade as primeiras posições no Estado. Com este resultado, fui convidado a assumir a Federação da Unimed do Ceará e depois a superintendência da Univendas do Brasil, em Belo Horizonte - uma grande escola para mim, que durou cerca de 15 anos", relembra.
Mas, como todo bom executivo, Ítalo gosta de desafio e aceitou o convite para entrar no setor de móveis, no Grupo TubForm, onde está até hoje. "A TubForm é uma empresa fantástica e que já enfrentou muito desafios. Há mais de 15 anos os irmãos Edvane e Edione juntos com suas famílias encaram desafios como a distância de mais de 3 mil quilômetros dos polos moveleiros mais tradicionais do Brasil, o que acarreta dificuldades com mão de obra, transporte e fornecimento de matérias-primas. Mas com a crença e a certeza de seus objetivos eles vêm levando o Grupo TubForm ao lugar reservado às empresas vencedoras. Há oito anos me juntei a eles e a seus mais de mil colaboradores para ajudar a colocar a TubForm no topo", finaliza com a certeza de quem nasceu para vencer vendendo".
                                      

Nenhum comentário: