segunda-feira, 25 de julho de 2011

URCA presente em homenagens ao centenário de Juazeiro do Norte

 A Universidade Regional do Cariri (URCA) esteve representada durante as comemorações do centenário da cidade de Juazeiro do Norte. Por meio de atividades acadêmicas, a URCA, que este ano fez uma homenagem especial à cidade, durante estande na ExpoCrato, participou com os seus docentes e pesquisadores, do lançamento da coleção centenária. De 15 livros lançados, cinco deles foram escritos por professores da Instituição. Na ocasião do lançamento contou com a presença do Vice-Reitor, Patrício Melo.
 A URCA é a Instituição de ensino superior pública que primeiro chegou à cidade e hoje conta com dois dos seus seis campi na cidade juazeirense, além do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), e a Gráfica Lira Nordestina. Provisoriamente, o campus Pirajá está sediando a Escola de Artes Violeta Arraes Gervaiseau.
 A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reior, Patrício Melo, participaram da solenidade de reinauguração do monumento do Padre Cícero, no Horto, dia anterior à data do centenário da cidade, 22 de julho. A estátua teve sua inauguração depois de 41 anos de edificada na Colina do Horto, onde está sediado o Geossítio Colina do Horto, do Geopark Araripe.
Na ocasião, o Padre José Venturelli destacou a importância das atividades desenvolvidas durante o dia 21, através do Geopark Araripe, Projeto da Universidade Regional do Cariri (URCA), levando as crianças e visitantes que chegavam ao Horto oficinas e uma exposição fotográfica sobre o local. 
Livros de professores da URCA lançados na Coleção Centenária:
 “Sob o Signo da Fé e da Mística: Um Estudo das Irmandades de Penitentes no Cariri Cearense”, de Anna Christina Farias de Carvalho;  
  • “Os Caminhos da Terceirização em Juazeiro do Norte – um olhar sobre as Instituições Públicas”, de José Carlos dos Santos
  • “A Cidade do Padre Cícero - Trabalho e Fé, de Maria de Lourdes Araújo;
  • “Entre Chegadas e Partidas -  Dinâmicas das Romarias em Juazeiro do Norte”, de Maria Paula Jacinto Cordeiro;
  • “Para Onde Sopra o Vento – a Igreja Católica e as Romarias de Juazeiro do Norte”, de Renata Marinho Paz

Nenhum comentário: