domingo, 31 de julho de 2011

Professora juazeirense defenderá tese


No próximo dia 04.08.2011 (Quinta Feira), às 14:00, numa das salas do NUPER (Faculdade de Educação, UFC – Centro de Humanidades, Benfica) em Fortaleza, será realizada a sessão pública de defesa de Tese de Doutoramento da professora juazeirense NÚBIA FERREIRA ALMEIDA, sob o título de O COLÉGIO SALESIANO EM JUAZEIRO DO NORTE E O PROJETO EDUCACIONAL DO PADRE CÍCERO: OS BENFEITORES DA JUVENTUDE (de 1939 aos anos de 1970). Núbia é aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – Faced/UFC, na Área de Concentração de História da Educação Comparada, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Juraci Maia Cavalcante.

Integrarão a banca examinadora, além de sua orientadora que presidirá a sessão, os seguintes professores: Prof. Dr. Francisco Régis Lopes (Universidade Federal de Ceará – UFC), Prof.ª Dr.ª Zuleide Fernandes de Queiroz (Universidade Regional do Cariri – URCA), Prof.ª Dr.ª Ana Elizabeth Bastos de Miranda (Universidade Federal do Ceará – UFC), Prof. Dr. Eduardo Girão Santiago (Universidade Federal do Ceará – UFC), Prof. Dr. Jorge Carvalho de Nascimento (Universidade Federal de Sergipe – UFS).

O seu trabalho de doutoramento “integra o campo da História da Educação Comparada, sob o prisma da Instituição Escolar. Trata da criação e implantação do Colégio Salesiano de Juazeiro, no período de 1939 a 1970, com o objetivo principal de comparar a sua prática educativa com o projeto de educação do Padre Cícero Romão Batista, líder religioso daquela cidade, que deixa em testamento os seus bens para a Congregação dos Salesianos, com vistas à educação escolar de crianças e jovens. Como ponto de partida, buscamos compreender o processo de organização da Congregação dos Salesianos, na Itália, os fundamentos teológicos, filosóficos e pedagógicos da formação intelectual de seu criador, Dom Bosco; analisar o contexto político e educacional no qual o Colégio foi criado em Juazeiro e, também, o desenvolvimento do Colégio, que se dá em meio ao embate entre um meio social, onde predomina o catolicismo popular, e o projeto de romanização da Igreja Católica que se espalhou pelo mundo. Foi de suma importância, além da historiografia consultada, o contato com os documentos do período, em especial as Crônicas da Casa, as Atas de Reuniões do Conselho da Casa, os Relatórios Anuais, os livros de visita, as revistas, jornais e Boletins Salesianos, em arquivos e acervos encontrados em Juazeiro do Norte, Recife, Natal, Fortaleza e Roma, bem como, as entrevistas, com testemunhos e depoimentos de ex-professores e ex-alunos. Como resultado, encontramos evidências de que a instituição salesiana manteve sua identidade confessional católica, empenhando-se por fazer da educação um espaço de explicitação de suas crenças a respeito da pessoa humana e da sociedade. Trabalhando em parceria com um dado segmento da população da cidade, desejoso de proporcionar uma educação formal para os seus filhos, tornou-se um projeto bem sucedido de romanização em terras sertanejas, quando a juventude da cidade se apropria da nova dinâmica emprestada, através do mecanismo de circularidade cultural, que os leva a ter acesso aos conhecimentos produzidos por uma determinada cultura letrada e esta, adaptando, em alguma medida, as suas novas leituras do mundo às vivências cotidianas de uma comunidade sertaneja.” (Renato Casimiro, de Fortaleza)

7 comentários:

Anônimo disse...

Seu projeto de vida serve de paradigma , é como luz que ilumina o caminho de novas gerações, parabéns pela sua capacidade e competência. Orgulho da nossa cidade, Juazeiro a felicita . Parabéns professora Nubia Ferreira de Melo.

maria neide disse...

parabéns para a professora Núbia exemplo de competência. sua aluna , Maria Neide Sampaio.

Aparecida Soares disse...

Somos grata por Juazeiro ser um lugar que se preza pela intelectualidade. A professora Núbia faz parte da soma dos profissionais bem sucedidos. parabéns.Sua amiga Aparecida Soares

Anônimo disse...

parabens,vc é o nosso orgulho,seu exemplo,edifica nossa familia.Sua sobrinha,Karoline.

Ramon Ferreira disse...

Parabéns, pelo menos poderemos ler algo sério escrito sobre nossa cultura e nosso passado, longe das coisas encomendadas que são escritas aos montes.

Anônimo disse...

É sempre bom ver um filho da terra resgatar as raízes da nossa história. Parabéns.
Lindon Jhonson.

Anônimo disse...

que felicidade é saber que nossos filhos se projetam bem na vida,tenho orgulho de voce.
sua mãe,Maria de Lourdes.