domingo, 17 de julho de 2011

Juazeiro cresce, mas não se desenvolve

A edição deste domingo, 17, do Diário do Nordeste, Caderno Regional, mostra uma tabela na qual são apresentados os dez municípios cearenses que foram destaque em 2009 nos setores de Saúde, Educação e Meio Ambiente. Juazeiro do Norte não aprece em nenhum item, o que não deixa de ser lamentável para quem está comemorando seu centenário de independência. Todo mundo se admira do tamanho do município juazeirense hoje, com dezenas de grandes empreendimentos emplacando, próspero pólo universitário, construção civil a mil, mas depois que a poeira do entusiasmo baixa e a realidade aparece, a triste conclusão a que se chega é que: Juazeiro cresce, mas não se desenvolve; vai completar 100, mas ainda tem os mesmos problemas de quando completou cinqüenta, como tão bem disse o atleta Nicácio Facundo. É uma pena!
Veja a tabela publicada no DN:
COMENTÁRIO
Importante a publicação desta matéria no Blog do Juaonline, mais importante ainda que toda a comunidade tomasse conhecimento e que os gestores olhassem para o passado e enxergassem  quando andavam de calças curtas pela Praça Padre Cícero e nem imaginariam que um dia administrassem o município.
  Estes índices são frutos de administrações desastrosas, administrações que só pensavam no circo, esquecendo o pão e a educação. Sempre explano  que um bom administrador é aquele que pensa menos no cimento e mais na função daquela obra, o bom administrador é aquele que pensa no amanhã, é aquele que pensa na comunidade.
   O Município do Juazeiro do Norte por ser polo de uma região metropolitana tem que ser visto com melhores olhos pelos dirigentes em todos os seus patamares-Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Governador, Deputados Federais, Senadores, Ministros e Presidente da República, todos, mas todos mesmos independente de facção política ou desentendimento pessoal. 
    Der nada adianta bonitas avenidas, belas construções, veneráveis shows com artistas de fama levando o pouco dinheirinho do município empobrecendo seu povo, sem investir na  EDUCAÇÃO, outra coisa, enquanto mais gente chega para morar na cidade pior para assisti-lo  como reza a constituição, isso é: enquanto mais cresce em população maior seriam os investimentos nos itens que identificam a melhor qualidade de vida.
   Estive em Juazeiro e nas casas que visitei sentir a falta de livros, de jornais, da Internet e do debate cultural, o que enxerguei muito foi uma grande especulação imobiliária como se o mais importante fosse ter coisas, casas, terrenos, carros e etc, etc. e a classe média como se vivesse em capitais desenvolvidas alheia do seu entorno.
  Urge senhores que conduzem o município, atitudes que resgatem o mínimo que um cidadão necessite para viver dignamente. Que as escolas sejam vistas como indispensáveis para o futuro, que os professores não tenham vergonha do seu mister e que o pessoal da  Saúde gritem bem alto:  EU SOU FELIZ NESTE MUNCÍPIO NAS INSTITUIÇÕES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS DE SAÚDE, EU SOU RESPEITADO E GANHO O SUFICIENTE PARA VIVER CONDIGNAMENTE.
  Com esta atitude e posição  o povo jamais esquecerá e os frutos da cidadania surgirão espontaneamente. Juazeiro do Norte precisa melhorar os seus índices e seria uma lástima se já não estivesse iniciado, é que o problema é crônico e precisa de muita luta, muita destreza, força de vontade e cobrança do povo.
   Peço por mais cultura e menos shows que carregam o pouco dinheiro do município, peço pela valorização do artista local, a verdadeira cultura, peço por mais escolas, por mais Saúde e pela construção de um ambiente melhor para a vida.
 CRESCER COM CIVILIDADE, CRESCER COM DIREITOS, CRESCER COM CIDADANIA .                     
     O POVO TEM SEDE DE SABER.
       Do amigo   do Juazeiro  
       Iderval ReginaldoTenório
                  Juazeirense
ACESSEM  O BLOG . http://www.iderval.blogspot.com 
     


Nenhum comentário: