terça-feira, 1 de novembro de 2011

SETUR, Vigilância Sanitária e Ministério Público vistoriam pousadas e ranchos de romeiros

    01 Visita Ranchos (1).JPG
O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, e a Promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro, visitaram na manhã desta terça-feira algumas pousadas e ranchos que hospedam romeiros em Juazeiro do Norte. A vistoria foi acompanhada por uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária liderada pela coordenadora Maria Marilan Gomes Vidal. A intenção foi verificar as condições mínimas de higiene, acomodação e segurança.
A representante do Ministério Público flagrou resistência de proprietários de pousadas na chegada do pessoal da vigilância e tratou de advertir que os estabelecimentos devem estar abertos a esse tipo de inspeção a qualquer hora do dia ou da noite, bem como qualquer período do ano. Advertiu ainda sobre a necessidade de controle do pessoal que se hospeda além dos cuidados devidos com o saneamento, limpeza, higiene e evitar superlotações.
      Esse momento é definido pelo titular da Setur, José Carlos dos Santos, como o de levantamento da problemática que está determinando a criação da comissão provisória do projeto de Qualificação dos Meios de Hospedagem e Alimentação em Juazeiro do Norte. O secretário classificou como essencial a participação do Ministério Público nessa comissão juntamente com a própria Setur, Vigilância Sanitária, Igreja e representantes de pusadas, ranchos e hotéis, sendo dois de cada.
     Ele observou jamais ter havido um trabalho assim com a promotoria pública e espera, como esse apoio, um diagnóstico amplo e a solução dos problemas no acolhimento aos fiéis. A promotora Alessandra Ribeiro reconhece ser impossível a organização de uma hora para outra pelas próprias condições financeiras dos donos ou arrendatários de ranchos e pousadas. Todavia, defende parcerias, a organização em associações e já definiu para dezembro o início de um cronograma de reuniões neste sentido em nome de soluções para que todos possam se adequar às normas. (Demontier Tenório)

Nenhum comentário: