quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Secretaria de Turismo faz avaliação positiva da Romaria de Finados

 01 Memorial.JPG 02 Ruas Desimpedidas.JPG

    A Romaria de Finados ou da Esperança, como vem sendo chamada ultimamente, terminou nesta quarta-feira ganhando indicativos de ter sido uma das maiores e  dos últimos tempos. Essa avaliação positiva foi feita pelo Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, para quem os peregrinos se espalharam por quase toda a cidade. 
    Outro aspecto ressaltado pelo titular da SETUR foi a tranqüilidade na área policial com poucas ocorrências no período. Para ele, a própria desocupação de ruas centrais ajuda no sistema de segurança com maior mobilidade dos responsáveis. Já a temperatura amena contribuiu com a peregrinação e o setor de saúde não registrou óbitos de romeiros o que sempre ocorre nesse período. Ao dispor dos fiéis, o município instalou 80 banheiros químicos em pontos estratégicos e sempre higienizados.
   A visitação ao Memorial Padre Cícero também registrou incremento com quase 10 mil pessoas circulando pelo museu. Da mesma forma, o túmulo do Monsenhor Murilo de Sá Barreto foi bem visitado e ganhou muitas coroas de flores. Uma equipe da SETUR distribui com os romeiros cerca de 10 mil exemplares do livreto “Uma Boa Conversa com Padre Cícero”, cuja reimpressão foi determinada pelo prefeito Manoel Santana. Para conhecer de perto a romaria, vinte alunos do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense estiveram em Juazeiro e ficaram impressionados com as manifestações de religiosidade popular em torno do Padre Cícero. (Demontier Tenório)
 

Nenhum comentário: