domingo, 27 de novembro de 2011

APROVAÇÃO DA PRIMEIRA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO CAMPUS DO CARIRI

Na sexta-feira, dia 18 de novembro de 2011, ocorreu a defesa e a aprovação da primeira dissertação de mestrado em Engenharia Civil/ Recursos Hídricos no Campus do Cariri, curso de conceito 5 na CAPES. A dissertação intitulada APLICAÇÃO DO MÉTODO DAS ISOZONAS PARA OBTENÇÃO DE EQUAÇÕES DE CHUVAS INTENSAS IDF foi desenvolvida pelo estudante VICENTE FECHINE SOBRINHO, sob a orientação do Prof. Dr. LUIZ ALBERTO RIBEIRO MENDONÇA.

Um dos resultados de destaque deste trabalho foi a obtenção das equações de chuvas intensas dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Estas equações são utilizadas, por exemplo, na estimativa de vazões de
projeto necessárias no dimensionamento de redes de drenagens. Os transtornos causados por alagamentos ou inundações de áreas urbanas e rurais somente são evitados com obras de drenagem bem dimensionadas, que resultam em custos de construção compatíveis aos fatores de risco e adequada previsão de vazões de projeto. Este trabalho em breve será publicado em revista científica especializada.

A Banca examinadora foi composta pelos Professores Doutores: Luiz Alberto Ribeiro Mendonça (orientador); Pedro Henrique Augusto Medeiros (membro externo - IFCE); Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins (membro – UFC e presidente da FUNCEME); e Celme Torres Ferreira da Costa (membro UFC –Campus do Cariri).

As vagas oferecidas para o curso de Mestrado em Engenharia Civil/ Recursos Hídricos no Campus do Cariri é resultado de uma parceria entre o Laboratório de Recursos Hídricos do referido Campus e o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC. Neste curso, os estudantes têm a oportunidade de cumprir INTEGRALMENTE as atividades do mestrado no Campus do Cariri, sob a orientação dos professores Celme Torres Ferreira da Costa, Luiz Alberto Ribeiro Mendonça e Paulo Roberto Lacerda Tavares, inclusive com a disponibilidade de bolsas (FUNCAP, CNPq ou CAPES).

No período de 17 de outubro a 02 de dezembro de 2011, estão abertas as inscrições para seleção do Mestrado em Engenharia Civil/ Recursos Hídricos, para o preenchimento de mais 02 (duas) vagas destinadas exclusivamente à UFC – Campus do Cariri. O Edital poderá ser acessado no site do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC:

Um comentário:

Anônimo disse...

Juazeirenses,não resta dúvidas que o Sincretismo Religioso é muito importante para o município,agora as demandas acadêmicas tem que ter mais ênfaseS,acredito que muitos fatos relevantes como este passaram em albis.
Parabens ao JUAONLINE que mostrou para o mundo que o Cariri Cearense é um verdadeiro oái:religioso,cultural e histórico/político.

Darei uma sugestão-
SERÁ QUE NÃO EXISTE NAS PROFUNDEZAS DESTE CHÃO UM AQÜIFERO COM UMA RESERVA HÍDRICA DE IMPRESSIONAR O MUNDO PARA SELAR ESTA GRANDE PROEZA CARIRIENSE. AQÜIFERO PADRE CÍCERO
Fica a pergunta e que venham as teses e mestrados,sem fugir do sincretismo religioso,vejam o nome do equifero que já batizei.

IDERVAL REGINALDO TENÓRIO

http://www.iderval.blogspot.com