quarta-feira, 9 de novembro de 2011

JOSÉ MAURÍCIO TEIXEIRA DE MENEZES, DR.

O engenheiro agrônomo José Maurício Teixeira de Menezes, que por vários anos foi Chefe da Circunscrição Regional da Codagro – Companhia de Desenvolvimento Agropecuário, e pessoa vastamente conhecida nos meios técnico-profissionais e de negócios do Cariri, nasceu em Juazeiro do Norte, a 24 de Abril de 1941, filho de Otacílio Leandro de Menezes e de dona Tereza Teixeira de Menezes. Casou-se com a Dra. Telma Maria Teixeira de Menezes, diretora técnica do Laboratório de Análises Clínicas de Juazeiro do Norte. O casal teve quatro filhas: Danielle, Denise, Déborah e Dayse. Maurício Teixeira foi uma pessoa do maior respeito e amizade no Cariri, tendo uma atuação em variados campos. Foi fundador do Centro Juazeirense de Cultura, entidade que prestou notável serviço à cultura da região. Como líder profissional, foi presidente do Núcleo Regional dos Engenheiros Agrônomos, de 1968 a 1972. Foi chefe da Circunscrição Regional do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária – IBRA, de 1966 a 1969; Chefe da Patrulha Motomecanizada do Crato, de 1972 a 1975; Chefe do Instituto Nordestino de Fomento a Oleaginosas - INFAOL. Teve atividades ainda no campo do Magistério: foi professor do Centro Educacional Moreira de Sousa, nas disciplinas de Matemática e Química. Ao longo da sua vida profissional, participou de vários cursos, estágios, seminários e congressos, dentre os quais se destacam: Curso de Cooperativismo, Curso de Combate às Pragas e Doenças da Lavoura; Curso de Expressão Econômica do Ceará. Participou do Ciclo de Estudos Técnicos que atuam no setor agrícola de do Estado; do Seminário Cartepillar e de Capacitação para a Implantação de Cadastro e Tributação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Participou de treinamento para monitor do segundo grau promovido pelo INCRA. Juntamente com sua esposa, a Dra. Telma Maria Teixeira de Menezes, teve ativa vida social em sua cidade natal. Além de suas atividades no serviço público, José Maurício também esteve presente no setor imobiliário, onde se tornou conhecido por notáveis empreendimentos. Faleceu, repentinamente, vítima de infarto do miocárdio, no momento em que dirigia seu veículo na rua Pe. Cícero, em Juazeiro do Norte, no dia 13.05.2005.
José Maurício Teixeira de Menezes, Dr., conforme Mário Bem Filho: “É a rua 5ª. Paralela leste à Rua João Romão de Sá Barreto, início da Rua José Antonio Severino (José Preto), término na Rua Romeiro Aureliano Pereira da Silva, sentido Norte/Sul, Loteamento Planalto Central, (Bairro Brejo Seco), Lei nº 2940, de 17 de outubro de 2006.” (Veja as posições no mapa e na imagem de satélite – Google Earth)



1.No Horto, 1951: Da esq. para a dir.: José Maurício Teixeira de Menezes, Luiz Afonso Gomes e o beato José Florentino de Souza. 2.Na Foto: Márcia Moraes, José Maurício e Célia Moraes.
(Gentileza Arquivo Célia Moraes)


 Na Festa do Havai – Aniversários de Otília e Márcia, na residência de Alberto Moraes – Malvas, 1959. Da esq. para a dir. Os rapazes: José Maurício Teixeira de Menezes (recebe o colar de Eliane Moraes), Nilo Sá Silva Thé, Cícero Vasques Landim, José Everardo van den Brule Matos, e Mozeli Alencar (rosto escondido). (Gentileza Arquivo Célia Moraes)
Na Festa do Havai - Aniversários de Otília e Márcia, na residência de Alberto Moraes – Malvas, 1959.  Da esq. para a dir., da frente para trás: As moças, sentadas: Eliane Moraes, Lenilde Coelho, Aliane Nogueira, Fantinha Menezes, Leni Melo, Socorro Pires, Audísia Paiva, Auxiliadora Alves; Os rapazes (agachados): José Maurício Xavier de Oliveira, Hélio Luna, (??), José Everardo van den Brule Matos, (??), José Maurício Teixeira de Menezes, Merival Calado, Cícero Vasques Landim, José Ronald Brito; Os demais, em pé: (uma filha de Oswaldo Pita), Maria Luiza Onofre, Carlito Nobre, Márcia Moraes, Otília Moraes, Lisieux Souza (mais conhecida como Lisieux Boutique, a organizadora da festa), Marise Morais, Célia Onofre. (Gentileza Arquivo Célia Moraes)

Nenhum comentário: