sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Excesso de sinalização deixa trânsito lento


Semáforos e fotossensores organizam o fluxo de veículos, mas, segundo motoristas, não agilizam fluidez
Um percurso de 20 minutos é feito em cerca de uma hora na avenida que une os Municípios de Crato e Juazeiro do Norte

A instalação dos semáforos e o fechamento dos retornos ao longo da Avenida Padre Cícero (CE-292), entre este Município e Juazeiro do Norte, está sendo causa de reclamações dos motoristas que passam diariamente pelo local. As possibilidades de melhorias do sistema de tráfego acabaram, segundo os condutores, diminuindo a velocidade na avenida e aumentando o tempo do translado.

O percurso que era feito em 20 minutos em média, agora, passou a ser realizado em cerca de uma hora. Além da lentidão, existe outro problema: a quantidade de fotossensores ao longo da rodovia.

Após muitos pedidos de mudanças e reivindicações sobre a sinalização viária vertical, inclusive por parte de parlamentares, para solucionar o problema, o Detran solicitou à equipe de área de atuação, um levantamento sobre o fluxo de trânsito, que deverá informar se a passagem de veículos na avenida é intenso ou regular.

Um estudo de engenharia das vias também está realizado. De acordo com o chefe de gabinete da superintendência do Detran, Júlio Cavalcante, engenheiro responsável pela sinalização das rodovias estaduais, o órgão está buscando uma solução para disponibilizar alguns retornos pelas ruas transversais próximas ao Crato, entretanto, será implantado um sistema semelhante ao de Juazeiro.

Como alterações nos retornos, em Juazeiro foram colocadas alças de contornos perpendiculares e paralelas que se integram à principal via de acesso. Para isso, a Prefeitura teve que desempenhar serviços e obras complementares nas ruas paralelas. Porém, ainda é preciso haver uma adaptação por parte dos condutores quanto às novas normas. Em Crato, a quantidade e a obrigatoriedade de sinais luminosos estão sendo observadas pelo órgão regulador do trânsito. A partir do crescimento da frota de veículos e da necessidade de tráfego, a solução apontada ainda é a implantação de novos semáforos. Logo após a finalização do estudo, as obras serão iniciadas. A expectativa é que a instalação dos equipamentos aconteça até dezembro. O Detran já prevê que, futuramente, será preciso construir viadutos para desobstruir a via. Os primeiros sinais luminosos na Padre Cícero foram colocados em julho, na área da sede regional do Detran e no Atacadão, onde constantemente aconteciam acidentes, inclusive, com vítimas fatais.

Diariamente, cerca de 17 mil veículos passam pelo local, onde ao todo, estão instalados seis pares de semáforos binários nas vias de ida e volta entre os dois Municípios, além dos fotossensores. Motoristas consideram excessiva a sinalização. Apesar da redução dos acidentes, que segundo o órgão, foi de 40%, e da maior segura para os pedestres, ciclistas e motoristas, ainda é possível ver muitos engavetamentos entre carros.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como uso a avenida diariamente gostaria de reforçar a insatisfação após instalação dos semáforos, nao por sua quantidade, mas, por sua programação. Programaram de uma forma que ao sair de um sinal aberto, temos obrigatoriamente que parar no próximo e o que sabemos só atrasa o transito, como foi citado. Nas capitais esse fluxo é ajustado para que exista a "onda verde", ou seja, quando o sinal abre o fluxo progride em todos os sinais até que o tempo de intervalo se encerre,desta forma teríamos a segurança esperada pelos órgãos e ao mesmo tempo fluidez no tráfego. Fica a sugestão.

Anônimo disse...

Esta é a idéia da onda verde, não tem lógica não seguir este parâmetro, uma vez não seguindo o trânsito não terá a fluidez desejada.
Parabéns pela urbanização dos gestores e pelo urbanismo deste cidadão que falou,falou pouco, mas falou bonito e disse muito, deveria assinar a sua opinião.
Iderval Reginaldo Tenório
http://www.iderval.blogspot.com
ESTE BLOG É EPENAS CULTURAL, É JUAZEIRENSE-ACESSE,DIVULGUE,COMENTE,SEJA UM SEGUIDOR.