terça-feira, 8 de novembro de 2011

                                 
Artesania Cariri é o novo projeto cultural do Jornal do Cariri

Por: Márcio Dornelles

O Jornal do Cariri, em parceria com o Instituto de Estudos Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), Banco do Nordeste e Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, lançará no próximo dia 10 de novembro, às 8h30, no Hotel Verdes Vales, o projeto “Artesania Cariri - A Riqueza do Artesanato”. O concurso fotográfico “Novos Olhares sobre Juazeiro do Norte” também será divulgado na solenidade.
 O projeto “Artesania Cariri” busca o resgate das tipologias em torno das práticas artesanais da região. Dos produtos característicos de cada cidade, seus ícones populares de autoria e a importância cultural das manifestações artísticas referenciais nesse setor de atividades. Três cadernos editoriais de oito páginas vão trazer, entre os meses de novembro e dezembro deste ano, o resultado de um passeio da equipe de reportagem do Jornal do Cariri por um painel de amostras sobre práticas artesanais que ajudam a compor relevâncias de identidade regional.

Saberes e Fazeres
 No Cariri, cada cidade ostenta sua identidade cultural de maneira expressivamente peculiar, onde seus artesãos traduzem em madeira, palha, barro, papel e diversas outras matérias-primas, a força da sua tradição e da sua cultura. Promover a difusão dessa diversidade, garimpando histórias e buscando justificativas para o crescimento e expansão de cada tipologia, é o objetivo do projeto “Artesania Cariri - A Riqueza do Artesanato”.
 Mesmo em regiões fortemente ligadas ao artesanato como a do Cariri, significados relevantes desse universo criativo estão cada vez mais fora do alcance de decodificação simbólica das diversas comunidades. A dinâmica da vida cotidiana moderna, a pouca valorização das peças, a falta de incentivo à formação de novas gerações de artistas populares e a ausência de uma política pública permanente de resgate de histórias, saberes e fazeres populares, são fatores a preocupar e ameaçar a sobrevivência dessas manifestações.
 Para a divulgação dessa riqueza, a ideia do projeto “Artesania Cariri” é utilizar a veiculação de material editorial por intermédio dos meios de comunicação mais representativos do povo e do pensamento da região. Isso ocorrerá durantes os meses de novembro e dezembro deste ano, em forma de matérias jornalísticas editadas quinzenalmente para o Jornal do Cariri, com adaptações posteriores às linguagens de rádio, TV e internet.
 Encerrada a apresentação de textos, imagens, fotografias, entrevistas e edições, será realizada em janeiro de 2012 a mostra fotográfica intitulada “Artesania Cariri, a Riqueza do Artesanato”. A exposição irá percorrer vários pontos da conurbação composta pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o famoso Triângulo Crajubar, região de maior adensamento populacional. Entre as localidades preferenciais, estão escolas, museus, centros de religiosidade e memória.
O Jornal do Cariri também irá publicar como encarte um livreto com poesias, crônicas e textos variados sobre o artesanato caririense, a serem ilustrados por trabalhos fotográficos produzidos durante as etapas de composição das matérias jornalísticas do projeto.







Nenhum comentário: