sábado, 26 de novembro de 2011

Grandes do varejo vão a Juazeiro

Vai prosseguir a invasão da praça cearense pelas multinacionais do varejo. Juazeiro do Norte - a metrópole do Cariri, que já tem um Atacadão do gigante francês Carrefour e um Bompreço do líder mundial Walmart - prepara-se para receber mais dois grandes supermercados: um do grupo Pão de Açúcar, que desembarcará lá com a bandeira Assai, e outro do mesmo Walmart, com a bandeira Max, que abrirá no dia 29. "Não tem jeito, eles vão entrar em todas as cidades cearenses com mais de 100 mil habitantes. Será bom para o consumidor, mas será danoso para as redes supermercadistas regionais", comenta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro, que ergueu a bandeira de defesa do varejo cearense. Ele está sugerindo que o Governo do Ceará e dos demais estados nordestinos criem mecanismos que garantam a sobrevivência das empresas varejistas da Região. A Associação Brasileira dos Atacadistas já se manifestou a favor da ideia, para cuja viabilização será necessária a mobilização da liderança política nordestina. A invasão das multinacionais do varejo vai chegar a Sobral: há seis meses, o Wall Mart, o Carrefour e o Pão de Açúcar procuram terrenos para a instalação de seus supermercados. Esses gigantes operam em escala, têm alta tecnologia e acesso às melhores fontes de financiamento. Para eles, dinheiro não é e nunca será problema.
Fonte:  Egídio Serpa, Diário do Nordeste.

Um comentário:

Anônimo disse...

Queridos Juazeirenses por não ser Economista as minhas opinões sobre finanças não têm logrado efeitos, agora não precisa ser letrato para entender que as grandes Empresas funcionam comO um grande aspirador, aspiram aqui e jogam por intermédio de gigantescas mangueiras os seus lucros notras plagas empobrecendo os locais onde se encontram as bocas destes megas aspiradores econômicos.Os grande lucram muito e jogam nas suas origens,nada consomem e deixam apenas empregos braçais.Os comerciantes locais têm os seus domicilios na mesma praça e consomem da mesma onda econômica que gira a economia,significa dizer que o capital gira dentro da mesma máquina gerando energia,com o seu crescimento importa e exporta para outras praças.

Não é bom sinal a invasão dos grandes grupos em pequenas economias como a de Juazeiro do Norte,poderá enfraquecer a economia local ,os seus comerciantes ficarão obsoletos e a economia será entregue a enteresses outros .Agora o que poderá ser feito? pergunto, é uma tendencia mundialos grande degustarem os pequenos,Bertold Brecht ja dizia em sua obra monumental: SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS.Se os tubarões fossem homens
por Bertold Brecht

NO BLOG HTTP://WWW.IDERVAL.BLOGSPOT.COM

SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS
Se os tubarões fossem homens, perguntou a filha de sua senhoria ao senhor K., seriam eles mais amáveis para com os peixinhos?

Certamente, respondeu o Sr. K. Se os tubarões fossem homens, construiriam no mar grandes gaiolas para os peixes pequenos, com todo tipo de alimento, tanto animal quanto vegetal. Cuidariam para que as gaiolas tivessem sempre água fresca e adoptariam todas as medidas sanitárias adequadas. Se, por exemplo, um peixinho ferisse a barbatana, ser-lhe-ia imediatamente aplicado um curativo para que não morresse antes do tempo. .......CONTINUA NO BLOG www.iderval.blogspot.com pois o Blog Juaonline rejeita texto com mais de 500toques

IDERVAL REGINALDO TENÓRIO