segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FDM aponta crescimento do desenvolvimento de Juazeiro do Norte - Por Beto Fernandes
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal -, estudo anual do Sistema FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, que acompanha o desenvolvimento dos mais de 5 mil municípios brasileiros no que diz respeito as áreas de emprego e renda, educação e saúde aponta um ótimo resultado em relação ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte. Esse resultado é possível graças às estatísticas públicas oficiais disponibilizadas através dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Pela versão de 2010, entre os 5.564 municípios do País, nossa cidade aparece em primeiro lugar como melhor cidade do Cariri e sexto lugar em nível Estadual no ranking dos melhores lugares para se viver, em relação ao nível de desenvolvimento medido pelos índices econômicos de emprego e renda, de educação e de saúde.

Juazeiro destaca-se pelo crescimento e geração de emprego e renda
Em 2011, a pontuação de Juazeiro é de 0.7481, sendo que o ranking ainda não está definido, mas a tendência segundo os técnicos é de melhorar ainda mais em relação a 2010. A Secretária de Planejamento, Marta Dulcélia, informa que a leitura do levantamento é relativamente simples. “O IFDM varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município. Outro aspecto importante é que a pesquisa aponta se o crescimento é fruto das políticas públicas executadas no município ou se pela queda nos municípios da mesma região”, explica.

Juazeiro alcança o IFDM 0,7481 pontos resultado de 0,7085 na economia (emprego e renda), 0,7301 em educação e 0,8057 em saúde, colocando-a numa média de crescimento considerável. “Como a cidade está se desenvolvendo de forma extraordinária nós estamos confiantes de que esse índice melhorará ainda mais este ano”, avalia Marta.

Em relação às cinco principais cidades do Estado como Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Sobral, Juazeiro aparece em 4º lugar, com ênfase na saúde, que anda a passos largos, com alto desenvolvimento, atingindo um índice de 0,8057. Na região do Cariri, Juazeiro continua no ranking como a melhor cidade para se viver.



Nenhum comentário: