sexta-feira, 25 de novembro de 2011

VELHAS FOTOGRAFIAS

De tanto gostar de fotos antigas, iniciamos ainda nas edições do Juaonline a exibição de velhas imagens do Juazeiro e de seus acontecimentos e personagens. Surgiu daí esta chamada Do Baú. Ela recorda as primeiras buscas que realizávamos ainda nos anos 60, com pessoas que tinham tudo a ver com a história desta cidade. Era interessante a resposta: “- Volte aqui outro dia porque eu vou verificar no baú o que ainda tenho guardado.” Foi assim, e ainda hoje é assim que, mesmo a despeito de um uso inovador de mídias eletrônicas, ainda tenhamos tanto que rebuscar baús em busca de gratas imagens que contam por si só a saga desta gente e de sua cidade. E, reconhecemos, muita coisa foi mostrada, emoções foram suscitadas e, certamente, o registro iconográfico deste Juazeiro Centenário muito foi enriquecido. Pensamos num certo momento em criar um Museu da Imagem e do Som, equipamento tão típico e necessário às grandes cidades, como estamos nos tornando. Depois de algumas exposições itinerantes, a idéia ainda se sustenta. Mas, de uma outra forma, talvez. Para estas páginas eletrônicas, gostamos de abrir este baú, agora mais virtual que antes. Ao expor estas imagens, nem sempre fazemos a sua identificação perfeita. Daí porque muito agradeceríamos se nos informassem sobre dados complementares que melhor ilustrem o que está sendo mostrado. De vez em quando vamos deixar aqui algum desafio: publicaremos fotos que não nos foi possível identificar, mesmo reconhecendo que pertencem à memória fotográfica desta cidade. A isto, e por isto, os nossos melhores agradecimentos.



1. Celebração do Centenário de Nascimento do Pe. Cícero Romão Baptista, no largo do Salesiano.
(As casas observadas estão na Rua Leão XIII) (24.03.1944)1
2.O então prefeito municipal, Antonio Gonçalves Pita, inspeciona a obra do calçamento da Rua Pe. Cícero, na altura da Fábrica de Relógios/Oficinas Salesianas, anexa ao Ginásio Salesiano (1942)
1.O Tabelião José Teófilo Machado visita as obras de reforma da pracinha do Socorro, que a transformariam na Praça do Cinquentenário, local onde hoje está o Memorial Padre Cícero (1960).
2.Almoço comemorativo do último aniversário do Pe. Cícero, em sua residência da Rua São José. São vistos, da esquerda para a direita: Dr. Plácido Castelo, Dr. Jacinto Botelho, José Geraldo da Cruz, não identificado, Jesus Rodrigues, Odílio Figueiredo, 3 não identificados, Dr. Mozart Cardoso Alencar, Dr. Juvêncio Joaquim de Santana e João Alencar Figueiredo (em pé). Pe. Cícero está de costas, e à sua direita o Dr. Manoel Pereira Dinis (24.03.1934).



 


1. O Hospital São Lucas, em construção pela Sociedade São Francisco das Chagas, fundada pelo médico Mário Malzoni, em 08.07.1945. (Visto a partir da Rua da Conceição) (1948).
2.Igreja de São Miguel, em construção. Vê-se, ao fundo, o Hospital São Lucas, também em construção (vistos a partir da Rua São Francisco) (1948).
 3.Rua São Pedro, cruzamento com Rua Santa Luzia (Anos 60)


Nenhum comentário: