domingo, 20 de novembro de 2011

MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES (I)

Muitas universidades, no Brasil e no exterior, tem manifestado novos olhares sobre Juazeiro do Norte, sua história e ambiência. Até nos surpreendemos a cada dia, com a revelação em sites da web, com a quantidade destes documentos acadêmicos. Evidentemente, a nossa percepção maior é a bibliografia extensa. Mas o volume de monografias, desde o final dos cursos de graduação, ou mesmo as pesquisas ao nível de pós graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado e até pós doutorado, vem assumindo proporções verdadeiramente impressionantes. Na verdade, muitas delas continuam nas prateleiras, não foram publicadas, senão, com aquela tiragem limitada para o julgamento em sessão pública que determinou a concessão do título respectivo. Daí porque, tendo uma lista apreciável destes documentos, este Blog está relacionando abaixo alguns destes trabalhos, apresentando breve súmula, e manifestando a sua expectativa de que eles sejam melhor divulgados e tenham um papel relevante para um melhor conhecimento desta realidade que é Juazeiro do Norte. Para não ficar muito enfadonho, damos a seguir apenas 10 registros, e continuaremos, oportunamente.

1. ABRUZIO, Ulisses. A ação pastoral de Padre Cícero a partir dos sertanejos: fé compromisso e libertação. - 2008. Resumo da dissertação de Mestrado (PUC/SP, 99p): O presente estudo analisa, diante da realidade nordestina, a trajetória e a ação pastoral do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Diante de sua perspectiva de evangelização, Padre Cícero foi o mensageiro da libertação do povo oprimido, povo esse, que diante das dificuldades do dia-a-dia era constantemente espoliado e explorado por um sistema político e uma classe dominante que o exclui. O contexto do final do século XIX retrata a dicotomia entre a religiosidade da Igreja Oficial e a religiosidade popular. Diante dessa realidade, Padre Cícero desponta com sua ação pastoral em busca da liberdade do povo simples, respeitando suas tradições e sua religiosidade, comprometendo-se com uma transformação através da fé. Associando fé e vida, e inserindo o povo como agente de sua própria história, não é exagero falarmos de que Padre Cícero inaugurou, mesmo que de maneira embrionária, uma proto-teologia, teologia, essa, que mais tarde foi chamada de Teologia da Libertação

2. ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. Um olhar no desenvolvimento do turismo religioso em Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil: um enfoque na sustentabilidade. - 2002. Resumo da dissertação de Mestrado (UERN, 119p): A atividade turística constitui-se numa das principais fontes de emprego e renda, quando desenvolvida de forma sustentável. Esta é a perspectiva adotada na pesquisa para analisar "um olhar no desenvolvimento do turismo religioso em Juazeiro do Norte - CE: Um enfoque na sustentabilidade." Constituíram as romarias de julho, setembro e novembro para a realização da elaboração da pesquisa, com base em entrevistas realizadas com romeiros e comerciantes. A pesquisa constata que o turismo religioso em Juazeiro do Norte - Ceará, centrado na pessoa do Padre Cícero Romão Batista, influi diretamente no desenvolvimento sócio-econômico da cidade de Juazeiro do Norte - Ceará.

3. ANDRADE, Luiz Alcides Picanço de. Modelagem de aqüíferos utilizando o Método de Elementos Analíticos e sistema de informações geográficas para gerenciamento dos poços de abastecimento público no Município de Juazeiro do Norte - CE. - 2005. Resumo da dissertação de Mestrado (UFC, 67p): Este trabalho tem como principal objetivo a determinação das Zonas de Captura dos vinte e um (21) poços gerenciados pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE), no município de Juazeiro do Norte – CE, a demonstração da aplicação e confiabilidade do modelo utilizado e a elaboração de mapas que possam ajudar no monitoramento e gerenciamento dos recursos hídricos do município, por parte do órgão responsável. O método utilizado para desenvolvimento deste trabalho foi o Método de Elementos Analíticos (MEA) e do Sistema de Informações Geográficas (SIG), para modelagem de água subterrânea. Este modelo constitui-se em uma ferramenta alternativa para resolver problemas de fluxo em aqüíferos do tipo regional com é o caso da área em estudo. A delineação das zonas de captura dos poços foi feita através do programa SPLIT/VISUALBLUEBIRD que permite o mapeamento da trajetória das partículas e a identificação aproximada onde o poço está captando água. A razão da escolha dos 21 poços gerenciados pela CAGECE deve-se ao fato destes poços apresentaram dados conscientes e confiáveis e também estarem inseridos em uma região que possui uma das maiores reservas hídricas subterrâneas do Estado do Ceará.

4. ANDRADE, Maria Edgleuma de. Gestão democrática na Escola Pública: um estudo em escolas do município de Juazeiro do Norte – CE. - 2005. Resumo da dissertação de Mestrado (UFPE, 216p): Este estudo teve como propósito investigar em que medida a gestão democrática, entendida como espaço plural de poder e negociação de conflitos, vem, de fato, se construindo na prática da escola pública cearense, tendo em vista as definições da política educacional para a gestão escolar. Para encaminhamento desse estudo, realizamos pesquisa qualitativa em duas escolas estaduais, no município de Juazeiro do Norte. Os procedimentos envolveram revisão bibliográfica, análise de conteúdo de documentos associada à análise de dados obtidos através da aplicação de questionários e realização de entrevistas com uma amostra dos segmentos escolares, além de observações diretas registradas em diário de campo. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo (BARDIN, 1977), orientada pela hipótese e referencial teórico. Nossas referências teóricas partem do conceito de Estado e hegemonia (GRAMSCI, 1995), articulando o debate em torno das categorias: democracia (BOBBIO, 1986; CHAUÍ, 1997; SANTOS, 2001; WEFFORT, 1992), participação (BARROSO, 1995; DEMO, 2001; LIMA, 2001, NOGUEIRA, 2004) e descentralização (AZEVEDO, 2002; SOUZA, M. 1997). Diante desses subsídios, nossas análises confirmaram que continuamos no paradigma da gestão centralizada. Entre o discurso e a ação, as escolas pesquisadas vêm legitimando, através de sua prática, o discurso da “modernização”, tomando elementos do modelo de gestão gerencial, propagado pela política educacional cearense, e os tratando como elementos da gestão democrática, a partir do entendimento que esse reserva à democracia. Tal situação tem limitado o fortalecimento da participação política dos atores escolares na condução dos rumos da instituição e, portanto, na construção e implementação de um projeto pedagógico capaz de melhorar as condições de escolarização encontradas no Ceará.

5. BARBOSA, Maria de Fátima Figueiredo. Religiosidade e questões sociais em Juazeiro do Norte. - 2008. Resumo da dissertação de Mestrado Profissionalizante (UECE, 140p): O presente trabalho de pesquisa, cujo título é Religiosidade e Questões Sociais em Juazeiro do Norte, fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica e de entrevistas com sujeitos diversos (romeiros, historiadores, gestores do governo municipal e lideranças locais), busca refletir como a questão da religiosidade em Juazeiro do Norte, através da devoção dos romeiros a Padre Cícero interfere na conduta política dos governantes do município e no seu próprio desenvolvimento. Objetivando o alcance desta proposta o estudo possui três capítulos, além da introdução e da conclusão. Inicialmente, apresenta-se a religiosidade a partir de enfoques teóricos, expondo seus principais conceitos, abordagens e o conteúdo político inserido nesse contexto. Em seguida expõem-se as romarias como foco das políticas públicas, abordando-as a partir de suas questões sociais, além disso analisa o comportamento e a fé dos romeiros sobre o prisma da assistência social e o impacto socioeconômico das romarias para Juazeiro do Norte, identificando as principais fontes de geração de renda e principais setores beneficiados. O terceiro capítulo as romarias são apresentadas a partir de sua origem e evolução, expondo sua história e o significado para o povo, principalmente no cenário de Juazeiro do Norte. Para tanto, é primordial analisar a importância de Padre Cícero para os romeiros e para a cidade de Juazeiro do Norte, a partir da construção da imagem de um santo. Ao final, a pesquisa evidenciou certo dinamismo na cidade por parte do governo para dar um melhor suporte e comodidade aos devotos ao mesmo tempo em que torna claro o desenvolvimento de Juazeiro do Norte a partir da atuação de Padre Cícero e após a crença dos que acreditam em seu poder milagroso.

6. BELIZÁRIO, Maria Alethéia Stedile. Juazeiro do Norte: uma hierópolis no sertão nordestino. - 2002. Resumo da dissertação de Mestrado (UECE, 112p): O presente trabalho é uma investigação científica na área da Geografia da religião, que tem como finalidade a compreensão dos fatores que geram a convergência de romeiros à cidade de Juazeiro do Norte, situada ao sul do Estado do Ceará. A fé no Padre Cícero atrai, todos os anos, milhares de fiéis à Juazeiro do Norte. Esses devotos não poupam sacrifícios para render homenagem, pagar promessas e agradecer os milagres recebidos, sendo o Padre Cícero um dos mais fortes atrativos da religiosidade do Nordeste, dando margem à reflexão sobre o simbolismo existente nos santuários de romaria. A abordagem sobre o aspecto religioso em Juazeiro do Norte torna-se necessária, pois a modificação espacial gera uma configuração diferente na área, onde Geografia e religião se encontram, moldando uma paisagem ligada diretamente ao sagrado. A emergência do sagrado nessa hierópolis possui uma forte influência na configuração da paisagem, (re)organizando o espaço fazendo com que este ganhe um caráter simbólico. Nesse contexto, a temática desse trabalho permeia a compreensão das relações que são engendradas entre espaço urbano e fenômeno religioso, através do entendimento das transformações espaciais que ocorrem nessa hierópolis, analisando suas características e buscando identificar as relações simbólicas que ocorrem durante os vários períodos onde a manifestação do sagrado é mais expressiva. Com o dimensionamento dos espaços sagrado e profano, percebe-se que a sacralidade presente nos espaços é determinada pela estrutura simbólica que os circunda, apreendida pelo grupo que interage no local, fazendo com que esse lugar se torne consagrado e diferente dos outros, criando novos tipos de paisagens. Com base nessas características, busca-se entender como o fenômeno da religiosidade popular se manifesta na hierópolis de Juazeiro do Norte e as especificidades urbanas que essa cidade apresenta nos seus diversos tempos sagrados, onde o espaço fica adequado a cada período em que a religiosidade se manifesta, pressupondo a existência de um impulso religioso que leva o homem a atuar sobre a paisagem.

7. BERNARDINO, Maria Cleide Rodrigues. O ensino da leitura e a leitura no ensino: reflexão sobre as práticas de leitura nos professores de língua portuguesa de escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte – CE. - 2008Resumo da dissertação de Mestrado (UFPB, 102p): Esta dissertação se propõe a analisar as práticas leitoras junto aos professores das séries iniciais das escolas da rede pública municipal da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. A motivação deu-se a partir da afirmação corriqueira de que os professores não lêem e partiu dos questionamentos sobre as práticas leitoras dos professores. Tem como objetivo principal desenvolver uma investigação junto aos professores de língua portuguesa, de forma a descobrir sua relação com a leitura, verificando principalmente a imagem que esses professores têm do aluno leitor e a imagem que constroem de si mesmo como leitor. A metodologia utilizada é teórico-analítica de base qualitativa e foram utilizados, como instrumento, entrevistas, respaldadas por questionário pré-elaborado, e observação de campo, junto a uma amostragem de 4 escolas, totalizando 10,25% das escolas da zona urbana e 12 dos professores da disciplina de português. Para a segunda fase da pesquisa, foram observadas 4 salas da antiga 4ª série, hoje 5º ano. O primeiro capítulo traz uma breve história da leitura, do leitor e do ensino desta. No segundo capítulo, o enfoque é dado ao discurso sobre leitura no âmbito pedagógico. No terceiro capítulo são analisadas as entrevistas sob a óptica do professor e que imagem ele tem do aluno leitor; e no quarto capítulo a imagem tem ele tem dele mesmo enquanto leitor, enfocando inclusive sua prática pedagógica. Na fase de observação faremos um confronto sobre o que foi dito nas entrevistas e o que é feito em sala de aula, na prática. Finalizando, uma análise entre o dito e a prática pedagógica, ou seja, entre as entrevistas e a observação das aulas, de forma a conhecer as práticas de leitura dos professores e seu método de ensino.

8. BESSA, Natália Brito. Os benditos populares em Juazeiro do Norte: vozes ecoantes do discurso religioso. - 2008. Resumo da dissertação de Mestrado (UFPB, 111p): O presente estudo discute as relações entre o discurso, a história e a memória, a partir dos cânticos religiosos conhecidos como Os Benditos do Padre Cícero, na cidade de Juazeiro do Norte – CE; analisa os sentidos produzidos na prática discursiva da oralidade popular, sendo este viés oral da linguagem o principal meio de transmissão desses discursos religiosos. Os olhares compreendem, ainda, como os benditos religiosos constituem a cultura popular local, revelando sentidos e manifestações típicas daquele povo. O material de pesquisa constitui-se, essencialmente, dos benditos populares cantados pelos benditeiros do lugar, além de entrevistas com outras pessoas da comunidade, autoridades religiosas e pessoas devotas do Santo nordestino. A coleta de dados foi realizada, principalmente, pela observação da manifestação cultural das crianças benditeiras; consulta e análise de documentos de diversas modalidades: biografias sobre o Padre Cícero, publicações referentes ao “milagre” em Juazeiro do Norte, fotografias. Entretanto, o foco principal da investigação foi a observação da entoação dos benditos por parte dos meninos ali inseridos. A análise deste material procurou elucidar os sentidos da história que circulam nos benditos do Padre Cícero; analisa os aspectos referentes à memória histórica, reativada pelos sujeitos, nesta comunidade narrativa; discute a relação entre a língua, a cultura popular e história cotidiana, a partir das práticas discursivas dos sujeitos pelos discursos dos benditeiros; reconhece momentos significativos da história religiosa de Juazeiro do Norte, a partir da narrativa dos benditos, além de disponibilizar o registro destes, visto que os mesmos não têm registro oficial nenhum. Os fundamentos teórico-metodológicos que nortearam a pesquisa basearam-se nos estudos da Análise do Discurso, de orientação francesa, especialmente os postulados de Michel PÊCHEUX, Mikhail BAKHTIN e Michel FOUCAULT. Outras fontes de estudos também fundamentaram este estudo, a exemplo de LE GOFF, Walter BENJAMIN, Michel DE CERTEAU, dentre outros, no campo da história e cultura popular. Outras contribuições significativas para a pesquisa foram os estudos de Ecléa BOSI sobre as relações existentes entre a memória e a sociedade, além dos escritos de Sebe Bom MEIHY sobre a história oral, recurso metodológico principal utilizado para a coleta de dados. Constatou-se, pela presente investigação, que as narrativas orais dizem muito sobre a história cotidiana e as práticas culturais de um lugar, nesse caso, relembradas pelos discursos ideológicos, convertidos na construção de sentidos que emanam dos benditos do Padre Cícero.

9. CAMPOS, Nelson Luis Bezerra. Religiosidade popular e dominação sócio-econômica: Os movimentos sociais de Juazeiro do Norte (Ceará) e de Canudos (Bahia). - 2003. Resumo da dissertação de Mestrado (UFC, 168p): O presente trabalho teve por objetivo geral realizar uma análise sobre manifestações da religiosidade popular em dois modelos diferentes de organização socioeconômica e política: dentre os diversos movimentos eivados de misticismo religioso acontecidos no Brasil, notadamente na região nordeste, destacaram-se os fenômenos religiosos em que vieram a constituir-se o padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, e Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, em Canudos, interior da Bahia. Para atingir esse intento, realizarmos uma pesquisa do tipo bibliográfico-documental, na qual foram consultados jornais da época, artigos, livros, documentos diversos sobre a temática estudada. Pode-se afirmar, sem sombra de dúvida, que a religiosidade popular foi a principal característica desses dois episódios históricos. Entretanto, se houve semelhanças no tipo de misticismo que os envolveu, existiram diferenças significativas nas formas como se organizaram as comunidades de Juazeiro e de Canudos. Na primeira, prevaleceu o domínio das elites agrárias e comerciais, contribuindo para a manutenção da propriedade privada dos meios de produção, da concentração de renda e da hegemonia dessas mesmas elites, que tinham na figura do padre Cícero o seu porta-voz. A liderança exercida pelo patriarca da cidade possuía um caráter apaziguador, no sentido de evitar a eclosão de rebeliões populares que representassem uma ameaça às elites locais e regionais, por isso o padre Cícero recebeu o apoio das classes sociais hegemônicas e de importantes instrumentos de dominação: o econômico, o ideológico e o coercivo. Por outro lado, o modelo de organização de Canudos, sob a liderança de Antônio Conselheiro, caracterizou-se pela prática de um cristianismo primitivo, baseado na cooperação entre seus habitantes, que se uniram pela fé e pelo trabalho. Entretanto, o afluxo de milhares de trabalhadores nordestinos para a comunidade de Belo Monte ocasionou uma série de obstáculos para os fazendeiros, donos do poder econômico da região. Em vista disso, recorreram ao braço armado do Estado, o poder coercitivo identificado com o poder econômico, e praticaram um genocídio. Foi, sem dúvida alguma, um dos maiores massacres ocorridos no nordeste brasileiro, justificado, pelos instrumentos ideológicos do Estado, em nome da manutenção da república, do progresso, da lei, da ordem e da civilização. A conclusão a que se pôde chegar foi que o problema desses movimentos não era o misticismo ou o fanatismo religioso, uma vez que em Juazeiro isso foi estimulado, sendo reprimido em Canudos. O cerne da questão eram os modelos socioeconômicos e políticos: o primeiro favorecia as elites, o segundo as prejudicava.

10. CARVALHO, Reinaldo Forte. Cordel, Almanaques e horóscopos: E(ru)dição dos folhetos populares em Juazeiro do Norte-CE (1940 – 1960). - 2008. Resumo da dissertação de Mestrado (UECE, 126p): Nesta pesquisa, buscou-se analisar a produção da literatura de folhetos populares na cidade de Juazeiro do Norte, a partir da inserção das primeiras tipografias na década de quarenta, responsáveis pela distribuição em larga escala de uma literatura popular para todo o Nordeste. A escolha do recorte temporal é definida a partir do ano de 1940, pelo registro da abertura de algumas tipografias, dentre elas a Tipografia São Francisco, em meio ao crescimento do mercado editorial na cidade de Juazeiro. O período final de 1960 é definido a partir do surgimento da Tipografia Casa dos Horóscopos de propriedade de Manoel Caboclo e Silva, que passou a editar ininterruptamente, até 1996, o almanaque “Juízo do Ano para o Nordeste”. Diante desta questão, buscou-se compreender como foi se constituindo uma cultura dos versos na cidade de Juazeiro do Norte através da composição e transmissão de uma oralidade e produção de uma cultura escrita que vai ter na literatura de cordel seu grande carro chefe. Nossa intenção foi compreender como essa produção cultural passou a ser definida dentro dessa sociedade através das narrativas orais que ganhavam corpo nas páginas impressas do cordel.

Nenhum comentário: