terça-feira, 11 de outubro de 2011

SETUR e Ministério Público vão se reunir com donos de ranchos e pousadas

    
A Secretaria de Turismo e Romarias de Juazeiro e o Ministério Público pretendem conversar com os proprietários de ranchos e pousadas que hospedam os fiéis, principalmente em épocas de festas religiosas. Por isso, agendaram para as 9 horas da próxima sexta-feira, dia 14 de outubro, no Círculo Operário São José, uma reunião para tratar questões do interesse comum que visa o melhor acolhimento aos peregrinos que visitam a terra de Padre Cícero. O titular da SETUR, José Carlos dos Santos, observou que uma das boas novidades da Romaria de Setembro foi a integração com a Promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro, que se aproximou do grupo que comanda a chamada Operação Romeiro. É que a representante do Ministério Público se dispôs a ajudar nessa questão e o segundo grande passo será essa conversa. Durante a romaria, ela visitou, pessoalmente, alguns ranchos e pousadas. Nas inspeções que fez na época, a promotora estendeu suas avaliações para as condições de segurança, trânsito e principalmente as hospedagens nos ranchos. Alessandra Monteiro disse, em entrevista à Imprensa, ter constatado problemas relacionados desde a carência de infraestrutura nos ranchos até a falta de abastecimento de água.  Segundo a representante do Ministério Público, os espaços são privados, mas não fogem à fiscalização, até por precisarem de alvará para o funcionamento. Na época, ela advertiu que se não houver uma adequação às normas com o mínimo de higiene, alguns locais poderão ser fechados pela vigilância sanitária ou por uma ação judicial do Ministério Público. (Demontier Tenório)




   

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigos do Juazeiro do Norte ,Romaria é coisa séria, é aglomeração , é fato de resposanbildade pública.Esta atitude é merecedora de garbo e de consideração.

Aos fatos.
Uma Meca com 300mil habitantes e que já sofre com a falta do esgotamento sanitário e com a falta d'água, que recebe uma média de 1 a 1,5pessoas por cada habitante com certeza sofrerá se não tomar os devidos cuidados.

Com a aglomeração de humanos oriundos de diversas localidades e como cada cidadão é um vetor transportador de diversosos elementos causadores de doenças como:parasitos,virus e bacterias é peremptório dobrar e redobrar os cuidados,pois com as aglomerações fica mais fácil o contágio e a sua dissemminação.
É obrigatório o fornecimento de a´gua,o oferecmento de instalações sanitárias adequadas, o cadastro de todos que apresentem sinais de doenças infectocontagiosas,tosses ,diarréias ou febre.
Estes conhecimentos devem ser passados aos hospedarores.

O que chama também a atenção é mais cuidado ,é mais prudência nos vendedores de óleo de pequi que em plena rua colocam os tachos de pequi ,fogo embaixo e tome a fazer óleo colocando em risco a vida dos cidadãos.

Seria importante que a Prefeitura em carater de emrgencia contratasse pessoas para a limpesa da cidade,que fossem homens fortes,com pouca esclaridade e trabalhassem no campo e que não se envergonhassem em deixar a cidade limpa,vassouras nas mãos,baldes à tiracolo e reservatórios maiores em pontos estratégicos e carros para transportar o lixo recolhido.

Fiscais para visitar as portas dos bares,restaurantes,barracas e cantinas orientando os seus proprietários, já estes deveriam ser jovens da cidade com boa escolaridade e que tivessem noções de higiene.

Importante também que as instituições publicas do município reforçassem no setor SAÚDE,mais Médicos,mais auxiliares e mais comprometimento por parte dos Juazeirenses.

A Romaria foi,é e será o maior patrimônio deste Município,cabe zelar e proporcinar ao visitante o melhor que se pode oferecer.Estarei aí nos 05 dias como Grande Romeiro do Padre Cícero e quero ser recebido como gente.
Um abraço forte do mais Juazeirense dos Juazeirenses que mora fora do Juazeiro.

Iderval Reginaldo Tenório
driderval@bol.com.br
http://www.iderval.blogspot.com
VISITEM UM BLOG CULTURAL-Apenas cultural.