segunda-feira, 24 de outubro de 2011



ARTIGO...
Foi publicado na Revista RENE (Rede de Enfermagem do Nordeste), vol. 11, 2010, um artigo, sobre “Uso de pressão positiva contínua das vias aéreas em recém-nascidos: conhecimento da equipe de enfermagem”, assinado por Daniela Mota da Silva, Edna Maria Camelo Chaves, Leiliane Martins Farias e Ana Luiza Paula de Aguiar Lélis. As autoras objetivaram-se avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre o uso de pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP) em recém-nascidos (RN), as complicações decorrentes desse uso e as intervenções realizadas. Estudo descritivo de¬senvolvido em Juazeiro do Norte, em maio/2010, na unidade de terapia intensiva e de cuidados intermediários neonatal de um hospital de referência. Amostra constou de 12 enfermeiros e 18 técnicos de enfermagem. Os dados foram coletados através de questionário sobre as principais complicações do uso do CPAP e das intervenções de enfermagem relacionadas. As complicações citadas com maior freqüência ocasionadas nos RN foram: necrose de septo, irritação e desconforto. Dentre as intervenções realizadas foram mencionadas: aspiração de vias aéreas e posicionamento adequado do recém-nascido. Concluiu-se que o conhecimento da equipe de enfermagem acerca das complicações do uso de CPAP estava limitado aos efeitos mais prevalentes na prática assistencial, embora os técnicos tenham apontado diversidade maior de complicações.
  
VASCO MARIZ...
O embaixador Vasco Mariz, que completou em janeiro 90 anos, me comunica por e-mail que no próximo dia 8 de novembro ele estará fazendo uma conferência sobre o Padre Cícero perante o Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio, no Rio de Janeiro. Segundo ele, o grupo que vai ouvi-lo é de altíssimo nível e que está interessado em conhecer o tema, especialmente em vista da iniciativa da Diocese de Crato em propor a reabilitação Histórico-Eclesial do Pe. Cícero pelo Vaticano. O Dr. Vasco Mariz, anteriormente, havia pronunciado vibrante conferência no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, também no Rio de Janeiro. Ele é historiador, musicólogo, escritor de muitas obras e foi diplomata brasileiro em Portugal, Estados Unidos, Itália, Equador, Israel, Peru e Alemanha. Está aposentado desde 1987.
  
EXPOSIÇÃO...
Foi inaugurada no dia 20, pp., no Museu Afro Brasil de São Paulo, (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera - Portão 10), a exposição - O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste. Ela ficará em cartaz até abril de 2012. A mostra leva o espectador à caatinga e ao cotidiano do sertanejo, do ofício às residências, trazendo um misto de cultura, costumes e fé. O visitante é apresentado às casas rurais, aos objetos de marcar boi, artefatos de selarias, livros de cordel e altares. Para tornar a experiência mais próxima, a exposição contará com cenários e recursos multimídia, com espaços com luzes e sons desenvolvidos pelo cenógrafo convidado André Calazares. Também estão entre os atrativos as vestimentas do beato José Lourenço, que liderou a comunidade Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizada no Crato (CE), e fotografias da ABA Film, nas quais são retratados objetos e indumentárias de cangaceiros como Lampião e Maria Bonita. Outras figuras que se destacam na mostra são Antonio Conselheiro, Padre Cícero e Beata Maria Araújo. Além de peças do acervo do Museu Afro Brasil, a mostra contará ainda com contribuições do Museu Histórico do Ceará (Fortaleza, CE), Fundação Joaquim Nabuco (Recife, PE), Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Maceió, AL) e Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (Recife, PE). A curadoria de Emanoel Araújo. Visitas: de terça a domingo das 10h às 17h.


ESTRADA...
O Governo segue cumprindo sua obrigação para entregar o mais novo traçado da estrada Fortaleza-Cariri, a decantada Rodovia Padre Cícero. Mas uma coisa da qual não entendo como usuário é a fina camada de asfalto que estas estradas levam. Não suportarão o trânsito de veículos pesados e as primeiras chuvas. Logo vamos padecer muito, como se tem vivenciado no crítico trecho Farias Brito-Várzea Alegre. Esta estrada que a rigor nasce em Mondubim, bairro de Fortaleza, só será mesmo utilizada através da BR116, muito mais prática e de trânsito muito mais fluido, com a qual chegaremos melhor a Quixadá. E daí pelo novo caminho via Banabuiu, Solonópole, Orós, Cedro, etc. Louve-se o esforço para reduzir no que foi possível, os 89 quilômetros que pareciam anteriormente uns 100. 
  
CAPITAL DA FÉ...
Recebemos de Francisco Neri Filho (Fortaleza) a seguinte observação, a propósito do letreiro que poderá ser afixado na Colina do Horto, e damos divulgação: “Quando meu sobrinho Aluízio Nery Filho me expôs a idéia que apresentou ao Secretário Camilo Santana, depois ao Governador Cid Gomes, acerca desse letreiro com um dístico assim tão expressivo: "JUAZEIRO, CAPITAL DA FÉ", disse-lhe achar muito bem bolado não só este como aquele outro projeto, também de sua autoria, sobre a cadeira de engraxate a ser distribuída com meninos pobres pelo poder público municipal. São duas concepções que, se na aparência nada têm em comum, estão intrinsecamente ligadas. É preciso ter presente que "Oração e trabalho são os recursos mais poderosos na criação moral do homem" (Rui). Por isso, o autor está de parabéns! Ele soube captar o pensamento sempre vivo do Padrinho... O Juaonline merece igualmente ser parabenizado, por registrar o fato logo no nascedouro, com o que dá um testemunho autêntico à História e evita acontecer o que houve com relação à portentosa estátua do Padre Cícero, idealizada por Aldemir Sobreira, mas que, se não fosse ele um bom publicitário, quase ninguém saberia a quem se deve a magnífica idealização.”
Nota da Coluna: Com todo respeito à ótima idéia de Aluízio Nery Filho, mas ao invés de Capital da Fé, a melhor expressão sobre Juazeiro do Norte é Oração e Trabalho. Por isso, gostaria de submeter esta alteração ainda em tempo, para a obra que se pretende grandiosa.

ATOS OFICIAIS...
A PMJN sancionou a Lei 3889, de 30.09.2011 que autoriza o Poder Executivo a Outorgar Concessão Onerosa, para Administração e Exploração Comercial do Bondinho do Horto do Padre Cícero; e a Lei 3892, de 10.10.2011, denominando de Rua Maria Nilda de Santana, a artéria pública que tem início na Rua Coronel José Gonçalves de Santana e final na Rua Dão Almeida, no Loteamento Jardim Gonzaga, bairro do mesmo nome, nesta cidade de Juazeiro do Norte. A Câmara aprovou: Denominação de Raimunda Paiva Teixeira e José Jucier Fernandes, as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Aeroporto e Tiradentes/Campo Alegre; Concessão do Título Honorífico de Cidadão Juazeirense ao Cabo PM Antônio Gilmar Araújo Arruda, ao Senhor Claudivar Gomes de Araújo, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade.

RAPIDINHAS & LIGEIRINHAS
- A Secretaria de Turismo e Romaria passou a contar com dois reforços profissionais ainda selecionados no concurso de 2009: a turismóloga Débora Goes Urano e a historiadora Daniela Márcia Medina Pereira.

- O prof. Jesualdo Pereira Farias não esconde seus planos para um segundo mandato na Reitoria da UFC. Dentre muitos os motivos que lhe recomendam, um é bem vistoso: deseja completar a tarefa de instituir a UFCA em sua terra natal.

- Parece ser simples a extensão da linha do metrô para as Pedrinhas ou para o aeroporto. Mas não é. Um dos problemas é o alongamento do tempo em todo o percurso. Especialmente porque só há uma via trafegável, diferentemente do que seria desejável, em duas vias.


Um comentário:

IDEVÂNIO CARVALHO disse...

NA GESTÃO DE RAIMUNDÃO APRESENTEI A PROPOSTA DE UM LETREIRO COM O NOME DE JUAZEIRO DO NORTE NA SERRA DO HORTO E EM 2009 NO MÊS DE JUNHO TAMBÉM APRESENTEI A PROPOSTA A SANTANA.

ESTA IDEIA DE UM LETREIRO NA SERRA DO HORTO EU VENHO APRESENTANDO DESDE 1995 E EM 2004 DIVULGUEI NA MINHA CANDIDATURA.

CONFIRA NO BLOG: http://seeufosseprefeito.blogspot.com/2011/10/projeto-letreiro-na-serra-do-horto-e-de.html

http://seeufosseprefeito.blogspot.com/2011/06/projeto-n-21-letreiro-na-serra-do-horto.html