sábado, 22 de outubro de 2011









PROJETO EDITORIAL DO CENTENÁRIO

O lançamento dos primeiros vinte volumes da Coleção Centenário, integrante do mais amplo Projeto Editorial do Centenário de Juazeiro do Norte foi um grande sucesso. Disto, como coordenador do conselho editorial, ainda tenho que agradecer muito à municipalidade juazeirense, com a anuência e o empenho do Prefeito Manuel Santana. A este se somariam a Comissão do Centenário, o apoio financeiro do BNB e da UFC, a grande receptividade de autores e detentores de direitos autorais, da Editora Imeph que realizou o projeto gráfico, bem como do povo que prestigiou o empreendimento. Em duas oportunidades dos lançamentos, o próprio prefeito Santana nos estimulou para que isto continue e que a coleção cresça, oferecendo novos/velhos textos que engrandecem a bibliografia do patriarca e de sua cidade, por ele fundada. E vamos continuar, se tivermos sorte em conseguir novas adesões para os custos da empreitada. Na seleção para a escolha do que será editado até julho de 2012, dentre reedições de obras raras, novos textos e documentos acadêmicos, já estamos relacionando os que abaixo se nomeiam, como lista prévia a ser submetida ao seu novo conselho editorial. A lista fica aberta a novas adesões dos que desejam participar. Há critérios rígidos para manter a qualidade e o total de novas edições pode chegar a 20 títulos. Eis a lista preliminar, com apenas 15 obras, em ordem alfabética do sobrenome do autor:

CASTRO, Godofredo de – 1925 – Joazeiro na Assembléia Legislativa do Ceará.
CAVALCANTE, J.(oão) B.(atista) (de) H.(olanda) – 1934 – Um crime político.
COSTA ANDRADE, L.(eopoldino) – 1922 – Sertão a dentro. Alguns dias com o Padre Cícero.
GUIMARÃES, Terezinha Stella & DUMOULIN, Anne. – 1983 – O padre Cícero por ele mesmo.
GUSMÃO, A. – 1915 – O Ceará conflagrado.
LOPES (Ramos), (Francisco) Regis. – 1991 – Caldeirão.
MACEDO, M.(anoel) (Correia) (Pe.) – 1925 – Joazeiro em foco.
MENEZES, Octávio Aires de – 1963 – O Joaseiro e seu legítimo fundador.
MONT’ALVERNE Anchieta Martinez de – 2011 – Floro Bartholomeu (Artigos e Discursos).
SIMÕENS DA SILVA, (Antonio Carlos) – 1927 – O Padre Cícero e as populações do Nordeste.
THEOPHILO, (Marcos) Rodolpho – 1922 – A sedição de Juazeiro.
VIDAL, (Lauro) Reis – 1936 – Padre Cícero. Juazeiro visto de perto.
VIEIRA, Joaquim José (Dom) – 1899 – Cartas Pastorais sobre Os Factos do Joaseiro (1894-1899).
XAVIER DE OLIVEIRA, (Antonio) – 1920 – Beatos e cangaceiros. Estudo de psicologia social. 
XAVIER DE OLIVEIRA, Amália – 1984 – Juazeiro e suas memórias.

Destes, são originais os de autoria de Anchieta Martinez MONT’ALVERNE, Amália XAVIER DE OLIVEIRA e Octávio Aires de MENEZES. Todos os demais são reedições porque se tratam de obras raríssimas de serem encontradas, até para consultas em bibliotecas. O das Irmãs Therezinha Stella GUIMARÃES e Anne DUMOULIN é importantíssimo, muito procurado e as autoras deverão apresentar um texto bem ampliado ao da primeira edição, há quase 30 anos. Desejamos mencionar que, em vista do apoio financeiro já concedido, temos pela frente e com previsão para fevereiro próximo o lançamento de mais quatro volumes dedicados à literatura de cordel, como apoio do BNB. Quanto a esta nova lista, ela poderá ser modificada pelo conselho editorial, a quem cabe definir a lista final. Para a inclusão de Dissertações e/ou Teses de Doutoramento, as inscrições já podem ser submetidas pelos interessados, com a versão preliminar, desde que os originais sejam entregues, devidamente aprovados pelas respectivas bancas, até 28.02.2012. 


2 comentários:

Luiza Nóbrega disse...

A iniciativa é maravilhosa. Pena que não esteja disponível aos que querem adquiri-las ou pelo menos consultá-las desde que a edição é limitada e a distribuição é seletiva. Uma pena porque a informação é um bem que se valoriza á medida que se multiplica. Por que não disponibilizá-los on line?
Luiza Nóbrega

Anônimo disse...

Amigo Renato.

Estas obras são de suma importancia,não adianta editar poucos exemplares, uma vez que o universo que tem interesse em possuí-los é muito grande.Os responsáveis pelos atos deveriam frisar aos promotores que 1000 exemplares de cada obra são apenas amostras.

Outro fator importante,como são poucas a obras, deve ser lembrado por notáveis do Juazeiro quem realmente precisa destas obras para perpetuar o municipio no papel e present=a-los,oferecer ou até mesmo vender, pois ao procurar pelas obras, não se sabe quantas existem,onde estão e quais os repson´saveis pela distribuição.

Eu mesmo procurei por alguns volumes e não tive acesso.Um abraço.
acessem o blog
http://www.iderval.blogspot.com