domingo, 23 de outubro de 2011

Começam as ações para efetivação da Região Metropolitana

Criada por lei estadual em junho de 2009, a Região Metropolitana do Cariri (RMC) caminha lentamente para sair do papel. Está previsto para o começo do próximo ano o início dos trabalhos de uma consultoria que irá capacitar gestores e técnicos da região. Somente depois dessa etapa, será possível formar o Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Cariri (CRMC), responsável por gerir a área.

Cabe ao Conselho, entre outras funções, a aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Metropolitano (PDDM), que deve apontar diretrizes para o crescimento dos nove municípios que integram a região metropolitana. São eles: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. Somadas as populações de cada cidade, a RMC reúne aproximadamente 564 mil habitantes.

O coordenador do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central, Adauto Oliveira, argumenta que, organizados na região metropolitana, os municípios poderão atrair mais investimentos federais e obras de infraestrutura. Segundo Adauto, apesar do suporte da Secretaria das Cidades, as prefeituras locais é quem têm que assumir a gestão da RMC.

“É preciso haver capacitação dos gestores na temática da governança metropolitana para que eles saibam como a região metropolitana pode contribuir para os municípios”, explica. Segundo Adauto, a licitação para a escolha de uma consultoria para fazer esse trabalho está prevista para novembro. Adauto explica que o trabalho da consultoria deve durar pelo menos seis meses.

Questionado sobre o porquê da demora na efetivação da RMC, Adauto diz que falta as prefeituras assumirem efetivamente a causa. “Não houve iniciativa local. Estamos assumindo e tentando dar suporte. Ano que vem é ano de eleição. Até lá, é preciso que esse processo esteja consolido para os outros governantes que virão”, lembra.

SAIBA MAIS 

Municípios que formam a Região do Cariri
 
Juazeiro do Norte: 249.939
Crato: 121.428
Barbalha:55.323
Jardim: 26.688
Missão Velha: 34.274
Caririaçu: 26.393
Farias Brito: 19.007
Nova Olinda: 14.256
Santana do Cariri: 17.170
 
Lei
A lei que cria a RMC foi sancionada em 29 de junho de 2009, mas ainda não tem ação efetiva na região. das cidades,o Crato é o maior em área, com 1.009,202 km².

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br - http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário: