domingo, 2 de outubro de 2011

Ex-prefeitos serão homenageados na véspera do centenário da posse de Padre Cícero

 
Mais uma data importante no calendário histórico de Juazeiro do Norte: Nesta terça-feira, dia 4 de outubro, completa 100 anos da posse do Padre Cícero como primeiro prefeito após ser nomeado pelo governador Nogueira Acioli e instalação oficial do município. A comemoração à data foi antecipada pela Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro que programou para às 19h30min desta segunda-feira, no Memorial Padre Cícero, uma homenagem a todos os ex-prefeitos da cidade.
   Dos 28 prefeitos que administraram Juazeiro, apenas seis estão vivos e vão ser, pessoalmente, homenageados com a Medalha do Centenário. Os demais terão esta mesma outorga pelo atual prefeito Manoel Santana “In memoriam”. Deverão estar presentes os ex-prefeitos Humberto Bezerra, Mauro Sampaio, Ailton Gomes de Alencar, Manoel Salviano, Carlos Cruz e Raimundo Macedo. Carlos Cruz receberá duas vezes por representar o seu pai, José Geraldo da Cruz, prefeito por cinco mandatos.
 A iniciativa faz parte da programação comemorativa aos 100 anos de Juazeiro que se estenderá até julho do próximo ano. A terça-feira marca ainda o centenário da assinatura do “Pacto dos Coronéis” pelos principais chefes políticos do Cariri a partir de uma sugestão do Padre Cícero, ficando a organização sob a responsabilidade do médico Floro Bartolomeu da Costa. Inicialmente chamado de Convênio Político, depois vieram outros nomes como “Pacto de Harmonia Política”, porém se tornou conhecido mesmo como Pacto dos Coronéis. Naquele dia foi instalado, também, o Poder Legislativo cuja denominação era Conselho Municipal. (Demontier Tenório)

Um comentário:

Anônimo disse...

Juazeiro é uma cidade abençoada, imaginem uma cidade que nasceu e como o primeiro Prefeito teve o Pe.Cícero, depois vieram homens comprometidos com o municipio e nos últimos tempos teve como prefeitos 04 Médicos(Ailton,Mauro,Salviano e Raimundão) é demais para um muncipio só, vejam que um municipio com este perfil tende a crescer.Um abraço a todos os Juazeirenses.Aqui fico com saudades mas tenhoque trabalhar.
Iderval Reginaldo Tenório
http://www.iderval.blogspot.com