sábado, 15 de outubro de 2011









PRIMEIRA COMISSÃO...
Desde quando o Projeto de Lei para a criação da UFCA – Universidade Federal do Cariri, foi encaminhado à Coordenação de Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados, esta o remeteu para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos CTASP) para apreciação e apresentação de emendas. Isto em 15.09. No dia 28.09 foi escolhido o relator, deputado Eudes Xavier (PT-CE). No dia 30.09 começou a contar o prazo para no decurso de até cinco sessões ordinárias os senhores membros se pronunciassem. No dia 10.10 pp, o prazo foi encerrado, sem que nenhum dos integrantes desta Comissão apresentasse qualquer emenda ao Projeto original. Assim, ele volta para a Coordenação, para que uma outra comissão seja designada para análise.

OFTALMOLOGIA...
Saiu publicado nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, vol 73 (1), São Paulo, o artigo Aplicações oftalmológicas do ácido hialurônico (Use of hyaluronic acid in Ophthalmology) de autoria de Eugênio Santana de Figueirêdo, Médico Oftalmologista, Pós-graduando do Departamento de Oftalmologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - Campinas (SP); André Casimiro de Macedo, Engenheiro Químico, Mestre e Doutorando em Engenharia Química pela UNICAMP - Campinas (SP), atualmente em pós-doc na UFC; Priscila Fechine Ribeiro de Figueirêdo, Médica pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ - Juazeiro do Norte (CE); Régis Santana de Figueirêdo, Médico Oftalmologista, Mestre e Doutorando em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC - Fortaleza (CE) e Professor da Disciplina de Oftalmologia da FMJ - Juazeiro do Norte (CE).

UNIÃO CARIRI...
Foi criada em Fortaleza a União Cariri – União das Associações dos Filhos e Amigos do Cariri, que congrega 35 municípios da região, de A a Z (ou melhor, de Abaiara a Várzea Alegre) representados pelas diversas Associações de Filhos e Amigos que já estavam formadas aqui na Capital, há vários anos. A presidência está sendo conduzida por Francisco Vagner Dantas Leite (Mauriti) com a vice-presidência de Maria das Graças Cruz Limeira Lima (Juazeiro do Norte). No calendário de atividades para este 2011 está programada a II Festa de Congraçamento do Cariri, no dia 5 de novembro, às 22h no Náutico Atlético Cearense. Nesta festa, a motivação será a celebração do Centenário de Juazeiro do Norte. Os organizadores já encaminharam solicitações à Municipalidade juazeirense para que ela esteja presente para receber a homenagem que será prestada ao Município centenário.

RAPIDINHAS...

Está vistosa a construção do Verdegreen na Lagoa Seca e do Ingra Premium. São duas opções hoteleiras de qualidade. A cadeia Verdegreend possui excelentes hotéis em Porto das Dunas (Fortaleza) e Manaira (João Pessoa). O Ingra é um empreendimento da iniciativa local, cujo grupo já tem uma unidade, por sinal bem próxima da que está em fase de conclusão, como mostra a foto. 


A Unicamp vai se instalar em Juazeiro do Norte, na área de gestão de meio ambiente (pós-graduação). Outra preocupação da Unicamp é um resgate histórico para com a História do Cariri, a partir de Dona Bárbara de Alencar. Entendimentos já estão a caminho.

E, a propósito, corre história por aqui que um novo grupo empresarial na área de ensino superior vai para Juazeiro do Norte. Segundo eles, este “mercado” está em aberto e é muito atraente.

 Depois do belo almanaque sobre o centenário de Juazeiro do Norte, o jornal O Povo está preparando um outro dedicado ao cinqüentenário da eletrificação do Ceará, a partir de Juazeiro.

Nenhum comentário: