domingo, 30 de outubro de 2011

A magia em segundo ato - Por Paulo Leonardo Celestino


Ônibus e caminhões chegando a todo momento, igrejas lotadas, um "burburinho" de gente para lá e para cá nas ruas percorrendo o roteiro da fé, estamos em Juazeiro do Norte em época de romaria do dia de Finados, ou da Esperança, a segunda e maior no ciclo das três grandes romarias.

No coração da cidade, a praça Pe. Cícero, podemos presenciar um verdadeiro caldeirão cultural: grupos cantam benditos no coreto, artistas populares se apresentam em diversos pontos no local, gente de diversos lugares deste imenso sertão se encontra. É o epicentro da cultura popular, a torre de Babel nordestina. Mais uma vez a magia desta cidade se manifesta. É quase inexplicável este poder de convergência de Juazeiro. Só mesmo a influência de alguém especial capaz de mudar a história: o nosso Pe. Cícero Romão Batista. Pessoas assim não nascem toda hora, mas para nossa felicidade e orgulho, ele nasceu e veio para cá.

E para seguirmos o legado do padim precisamos melhorar a estrutura desta cidade. Chega de ranchos desconfortáveis e sujos, chega de esgotos a céu aberto, chega de falta d'água. Felizmente a população vai a cada momento se conscientizando mais e mais da necessidade da acolhida digna aos romeiros. Eles que representam a alma deste lugar, um Juazeiro com tanto comércio, indústrias e cursos universitários, mas que surgiu da mais simples e verdadeira cultura popular.

Bem vindos irmãos da esperança, este chão sagrado é de todos nós!



Nenhum comentário: