quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Câmara Municipal homenageia personalidades


Regional

    n  
Clique para Ampliar
VÁRIAS HOMENAGENS foram prestadas, pelo centenário de criação do Legislativo e instalação do Município 
ELIZÂNGELA SANTOS
Como parte da festa do centenário de Juazeiro, ontem, várias personalidades receberam homenagem
Juazeiro do Norte. Continuam as comemorações pelo centenário desta cidade. Ontem, personalidades que contribuíram com o desenvolvimento histórico e cultural da cidade foram homenageados na sede da Câmara Municipal, que também comemora o centenário de criação e instalação do Município. 22 de julho marca a data da independência, em que a cidade deixou de ser vila. O Padre Cícero foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte.

Antes, às 8 horas, na Praça José Geraldo da Cruz, foram hasteadas as bandeiras do Município, Nacional e do Estado do Ceará por autoridades municipais. Todos os ex-prefeitos que passaram pela administração de Juazeiro foram homenageados. Foram 28, mas apenas seis deles estão vivos. Os ex-integrantes do Executivo receberam a Placa Comemorativa dos 100 anos, e na Câmara Municipal, na manhã de ontem, foi entregue a Medalha do Centenário ao escritor Ralph della Cava, coronel Adauto Bezerra, Almirante Ernani Aboim Silva, os escritores Geraldo Menezes Barbosa, Raimundo Araújo, Daniel Walker, Renato Casimiro, Renato Dantas e a Agremiação Guarani Esporte Clube.

A influência de cada homenageado e os serviços prestados ao Juazeiro foram apresentados na abertura da solenidade, com a leitura do currículo de cada um. A vereadora Delian Pinheiro fez a apresentação inicial, destacando principalmente o momento histórico da cidade, denominado "Pacto pela Paz", conhecido como "Pacto dos Coronéis", protagonizado pelo Padre Cícero, que tomou posse na Câmara como prefeito neste dia. O almirante Ernani Aboim falou em nome dos homenageados.

Importância
Para o presidente da Câmara, José de Amélia Júnior, que esteve à frente da sessão em homenagem às personalidades, esse é um momento de grande importância para a cidade, demonstrando além da conquista da independência, o caminho para o amadurecimento democrático, com a criação da Câmara Municipal. Uma placa na entrada da Câmara marcou os 100 anos da Casa legislativa.

São 100 anos do Padre Cícero como prefeito, que segundo o atual gestor municipal, Manoel Santana, é um grande referência. Segundo ele, o sacerdote sempre esteve à frente do seu tempo, nos diversos setores da cidade. Para Geraldo Barbosa, presidente da Comissão do Centenário, Padre Cícero foi o maior homem da história do Nordeste. (Diário do Nordeste - Regional)

Um comentário:

Rosângela Tenório disse...

Senhores,
A frase dita pelo Dr. Geraldo M. Barbosa "Padre Cícero foi o maior homem da história do Nordeste. (Diário do Nordeste - Regional)é forte, verídica e me fez lembrar uma outra frase (não lembro o autor), que diz: "O importante não é o tamanho do sujeito na luta e sim, o tamanho da luta no sujeito". A prova maior, da veracidade dessa frase poderá ser visualizada e testemunhada por todos os Juazeirenses e visitantes, vindos de todos os recantos desse gigante país chamado Brasil, que é A GRANDE ESTÁTUA DO PEQUENINO HOMEM LUTADOR ERGUIDA LÁ, NO ALTO DO HORTO.
O tamanho do Padre Cícero - O Santo dos Nordestinos (como é conhecido), é testumunhado por milhares de pessoas que a cada romaria, vem ao Juazeiro pagar as promessas alcançadas e renovar sua FÉ.
O Cidade que a cada ano acolhe milhares de devotos e curiosos, é a que mais cresce no Brasil. Este é o maior milagre do Padre Cícero - A tranformação de um simples lugarejo (para muitos, insignificante)num dos maiores Santuários Religiosos do Mundo.
"VIVA MEU PADIN, VIVA MEU PADIN, NOSSO PADRE CICERO ROMÃO BATISTA.
Rosângela Tenório