quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Juazeiro do Norte vai imitar Hollywood e ter letreiro na colina

Governo do Ceará gastará R$ 800 mil para escrever em morro da cidade “Juazeiro Capital da Fé"

Daniel Aderaldo, iG Ceará 19/10/2011 19:34



Um dia eu estava acordado de madrugada vendo um desses filmes americanos e me deparei com os letreiros de Hollywood. Eu achei aquele cenário parecido com a Colina do Horto e achei que seria bonito de ser ver algo aqui assim”
A estátua de 27 metros de altura de Padre Cícero, localizada no ponto mais alto de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense (a 520 quilômetros de Fortaleza), parece estar ficando pequena para a cidade. O centro de peregrinação de romeiros de todo Brasil quer ganhar um letreiro com os dizeres “Juazeiro Capital da Fé”. A ideia do monumento é assumidamente inspirada no Hollywood Sign, que estampa o Mount Lee, nos Estados Unidos.

Padre Cícero Romão Batista é o principal protagonista da história de Juazeiro do Norte, que passou de vila do Crato a município em 1911 pelas mãos do controverso sacerdote. Anos mais tarde, ele causou comoção com um suposto milagre, acabou excomungado pela Igreja Católica, mas passou a ser adorado, virou santo popular e fez da cidade um dos três principais destinos religiosos do Brasil. 
Foto: Divulgação
Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, que deve receber letreiro inspirado em Hollywood
Hoje, Juazeiro do Norte tem 250 mil habitantes e é uma das maiores cidade do Ceará. Graças à figura de “Padim Ciço” – como é tratado pelos sertanejos devotos – por ano, 2,5 milhões de romeiros de todos os Estados do Nordeste peregrinam até a cidade durante três grandes romarias, o que também rende ao lugar um vigoroso comércio.

As missas celebradas na basílica e em dezenas outras igrejas da cidade e os dois museus dedicados a Padre Cícero juntos com a estátua encravada no alto de uma colina formam os principais atrativos turísticos de Juazeiro do Norte. Contudo, esse conjunto de atrações já não é considerado suficiente para a contemplação dos milhões que buscam todo ano o destino.
A Colina do Horto se tornará um cartão-postal ainda mais imponente, com a instalação da frase “Juazeiro Capital da Fé". O projeto prevê um letreiro de 10 metros de largura, 10 metros de altura e 250 metros de extensão. A obra está orçada inicialmente em R$ 800 mil, e será feita pelo governo do Estado do Ceará.
De acordo com a Secretaria das Cidades, o projeto ainda está na fase inicial de elaboração. Na semana passada, o estudo de engenharia e da topografia local foi iniciado. Passada essa fase, os impactos ambientais ainda serão avaliados para a aprovação da obra. Se tudo correr conforme o cronograma, ainda em 2012 Juazeiro do Norte terá o letreiro pronto.

Foto: DivulgaçãoAmpliar
A estátua do padre Cícero, em Juazeiro do Norte: principal referência do município teria ficado insuficiente para os romeiros, argumentam defesores do letreiro
A inspiração

O idealizador da iniciativa não é nenhum político, engenheiro nem artista plástico. O microempresário e radialista juazeirense Aluísio Nery contou que deu a ideia pessoalmente ao governador Cid Gomes (PSB) em uma de suas visitas á cidade. Aluísio chegou ao governador graças ao primo Camilo Santana, deputado licenciado e titular da Secretaria das Cidades – responsável pela obra.

A inspiração de Aluísio para o monumento é a mais óbvia possível. “Um dia eu estava acordado de madrugada vendo um desses filmes americanos e me deparei com os letreiros de Hollywood. Eu achei aquele cenário parecido com a Colina do Horto e achei que seria bonito de ser ver algo aqui assim”, detalhou.
De fato, em alguma coisa o Mount Lee, em Hollywood, lembra o cenário de Juazeiro do Norte. Ambos são como uma cordilheira que se estendem por centenas de metros formando uma divisa natural. Entretanto, enquanto o letreiro de Hollywood tem apenas nove letras, o de Juazeiro do Norte terá 19.
Teleférico
O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, acredita que o letreiro irá incrementar ainda mais o número de visitantes da cidade. Além disso, ele acredita que a obra será como um presente para aumentar a autoestima dos juazeirenses.
Segundo Santos, a prefeitura da cidade está em fase de elaboração de um projeto antigo: a instalação de um teleférico. O equipamento daria ao visitante a possibilidade de ter uma vista área da paisagem e, de quebra, facilitaria a subida até o local onde fica a estátua. Hoje, o acesso é feito apenas por meio de uma estrada sinuosa. 

NOTA DO EDITOR DO BLOG:
Estivemos em contato com o autor do projeto, Aluísio Neri Filho, e ele nos informou que as letras terão 10 m de largura por 18 m de altura e nos mandou as ilustrações abaixo para que se tenha uma ideia de como ficará depois de pronto. Ele não esconde a sua satisfação em poder enfim realizar este grande projeto, um dos muitos que idealizou para as comemorações do Centenário de Juazeiro.

Comentário:

Parabéns Daniel,
Cada dia mais você nos presenteia com excelentes matérias em seu informativo semanal. Desta feita refiro-me ao letreiro que será erguido na Colina do Horto, cuja idéia principal, partiu do meu amigo e colega de trabalho, na Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte, Aluizio Nery. Esta obra muito nos envaidecerá como juazeirenses e sem sombras de dúvidas será mais um atrativo marcante no campo turístico, da nossa metrópole para os romeiros que aumentam sua presença na nossa cidade em demonstração da fé e do carinho que têm pelo nosso personagem mais nobre o "santo" Padre Cícero Romão Batista.

Abraços do amigo
Francisco Mariel Cabral Ribeiro

Um comentário:

Rosângela Tenório disse...

Meu amigo Daniel Walker,
Fico feliz quando idealizadores são ouvidos e veem a aceitação e transformações de suas ideias em produtos ou serviços, a fim de, satisfazer as necessidades de quem os usa.Desde o ano de 2001, venho desenvolvendo minhas atividades profissionais aqui em Juazeiro e, inúmeras vezes recebi na pequenina e acolhedora sala que ocupo aqui no Centec, o jovem intusiasmado Aluizio Nery. Em muitas destas visitas ele me trazia protótipos de suas criações e eu sempre lhe dizia: vá em frente amigo, um dia você colherá frutos dessas sementes que ora está semeando. Ao ler este artigo, não poderia deixar de aproveitar a oportunidade de parabenizar o amigo Aluizio Nery por esta ideia que em muito contribuirá para promover a terra criada e abençoada pelo Padre Cícero Romão Batista.
Aproveito este momento para compartilhar com todos os leitores desde BLOG um pensamento do Grande Dom Helder Câmara quando em sua fala ele dizia: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."
Aluízio, continue a caminhada com sua pastinha cheia de projetos.
PARABÉNS!