sábado, 4 de fevereiro de 2012

Viva o Príncipe!

Há muito tempo estávamos a procura dessa foto do nosso saudoso Príncipe Ribamar da Beira Fresca em seu traje de realeza. Já havíamos publicado outras fotos dele no Juaonline, mas nenhuma desse jeito e colorida. Quem nos presenteou com esta relíquia histórica foi Marconi Edison Pereira Carneiro hoje radicado em Salvador, casado com a juazeirense Célia Pita, filha de seu Ivo Pita, um dos mais conhecidos ourives de nossa cidade, já falecido. A foto que ele nos mandou foi digitalizada a partir de um slide já bastante castigado pelo tempo, mas conseguimos dá uma melhorada. As gerações atuais não conheceram o Príncipe Ribamar, mas quem viveu na época dele, principalmente nos anos 60 e 70 dele deve guardar boas recordações. Em épocas de festas cívicas, como o desfile de 7 de Setembro, ele era figura de destaque com sua roupa de gala no palanque das autoridades. Em seus delírios de grandeza apresentava-se e se comportava como se fosse um príncipe de verdade e, como tal, era tratado e respeitado pela população juazeirense que nunca o maltratou moralmente. Todo mundo gostava do Príncipe. Ele era uma figura folclórica e ao mesmo tempo histórica, foi homenageado com música pelo compositor e cantor juazeirense Luis Fidélis e tem  em nossa cidade uma rua com o seu nome, no Bairro Carité.
Viva o Príncipe!

Governadora do  RN já esteve em Juazeiro 
No mesmo pacote enviado com a foto do Príncipe Ribamar nosso amigo Marconi também mandou outras interessantes, como as mostradas abaixo em que se vê a atual governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, sobrinha de Jaime Escossia, que morou em Juazeiro, funcionário do Banco do Brasil, casado com Cecília Pita (filha do Sr. Ivo Pita). Segundo informações prestadas por Marconi, a governadora pelos laços de amizade com a família Pita costumava (quando jovem) passar férias em Juazeiro e numa dessas ocasiões as fotos mostradas abaixo foram clicadas.
1. Em pé, E/D: Antônio Roberto Pita (Bertinho), Auxiliadora (amiga de Rosalba) e Rosalba. Agachados na mesma ordem: Célia Pita, Marconi e Sávio Pereira. 2. Rosalba e Célia. A primeira foto foi clicada no Horto. 3. A governadora do RN atualmente.

Um comentário:

José Leite de Souza disse...

O PRÍNCIPE RIBAMAR jamais será esquecido pelas pessoas que o conheceram. Eu sou um dos privilegiados que viveu o JUAZEIRO do seu tempo. Parabéns para MARCONI EDISOM PEREIRA que presenteou a histórica foto para o PORTAL DO JUAZEIRO, é isso que todos os juazeirenses que guardam FOTOS ANTIGAS deveriam fazer para engrandecer ainda mais a nossa história.