segunda-feira, 27 de março de 2023

Semana do Padre Cicero e suas riquezas culturais em imagens ( 179 anos do seu nascimento)

 Semana do 179 anos do Padre Cicero ( 20 a 24 de março de 2023).


Nos dia 23 e 24 registramos : A presença das irmãs gêmeas Cicinha e Romana , afilhadas do Padre Cícero, fundadoras do tradicional corte do bolo. 

Em Juazeiro se comemora toda a semana com vários eventos que culminam na Capela do Socorro 

imagem Tv Padre Cicero 

Dia 20 a semana foi aberta com a missa do Padre Cicero 

concomitante foram realizados: adicional corte do bolo do Padre Cicero ( Bolo com 50 m) após o canto de parabéns e show pirotécnico.



distribuição caldo da Nair


O tradicional , há 35 anos, Caldo da Nair com a seresta . Foram distribuídos com a população 5000 copos de caldo de diversos sabores
 sob a organização de Neudson (Baiano) Dr. Nildinho e Aparecida Rodrigues , familiares da Nair ; 

Na UFCA o evento cientifico :  VI Simpósio Internacional do Padre Cicero - 1º simpósio de Religiões e Espiritualidade, com a temática : pluralismo religioso e cosmo visões no Nordeste


imagem site URCA 

O evento foi realizado através da Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC)e apresentou amplos debates, painéis, visitas, entre outras ações ,  como a palestra " panorama das religiões no Brasil" um tema tão atual quanto instigador, que abordou o pluralismo religioso muito presente, amplia nosso  olhar , para vivencia, convivência e reconhecimento à nossa diversidade cultural, religiosa e social .

 Realização da Exposição Padre Cicero Servo de Deus com elementos do acervo do Memorial Padre Cicero ( que ora passa por reforma) no Cariri Garden Shopping e também a exposição "Cada sala um oratório, cada quintal uma oficina na Casa de Saberes Daniel Walker em parceria com a Associação dos artesões da Mae das Dores.

As escolas realizaram estudos e visitas monitoradas na Capela do Socorro .

Os bolos decorados e compartilhados ,trazidos pelas instituições e famílias juazeirenses e romeiras;

Visitação ao túmulo do Padre Cicero imagem Rozelia Costa


Visita ao túmulo do Padre CiceroProcissão das Flores com a participação de grupos culturais , fanfarras; e da população portando flores 

No horto também houve o corte do bolo e comunhão com os devotos;

A também tradicional Renovação do Padim ( 10 anos, desde 2013) que faz do átrio da capela do Socorro a grande sala de juazeiro e todos renovam sua fé , evento originado na França e trazido comungando com o café do santo. 


Diversos shows com artistas locais finalizando com a banda arquivo



Nenhum comentário: