segunda-feira, 20 de março de 2023

DEZ ANOS DA "RENOVAÇÃO DO MEU PADIM." Um projeto luminoso e abençoado de Dona Ledah Barros

RENOVAÇÃO DE JUAZEIRO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e coração de maria - Consagração da família juazeirense e romeira 

1ª renovação de Juazeiro em 24  de março de 2013 - 1º Altar no átrio da capela do Socorro 

Ledah Barros e padre Joaquim  24.03.2013 

Padre Joaquim  entregando o diploma a  tiradeira de renovação 

 1º café do santo - Toinha e equipe- sindicato dos comerciários 




Esta prática tão difundida em nossa cidade, foi trazida pelo Padre Cícero logo que se instalou em Juazeiro, no ano de 1871. 
A história das renovações surge a partir das promessas feitas por Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa nascida no dia 22 de agosto de 1647 em Verosvres, na França. Jesus faz 12 promessas em favor de seus devotos à Santa Margarida, das quais uma delas expressaria, claramente, o seu desejo em originar uma festa que se renovaria ao longo do tempo até chegar aos dias atuais. Em sua nona promessa Jesus Cristo diz: "A minha bênção pousará sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem do meu Sagrado Coração", iniciando, dessa forma, a entronização de sua Santa imagem nas casas, formando uma corrente de fé e, também, de tradição.

 Inspirada há 10 anos a nossa Ledah Barros - doutora em cultura popular , hoje coordenadora de romarias,   visualiza  mentalmente "Tirar a grande renovação do Padim" , a renovação na sala da cidade aos pés do Padre Cicero no átrio da Capela do Socorro. Conversou primeiramente (afinal, não poderia ser heresia) com Padre Joaquim,  na época ,  o Pároco da Basílica e que abraçou o projeto na hora. Dona Leda, já com aval do Padre Joaquim e apoio de padre Aureliano , leva o projeto a secretaria de cultura e romaria  na qual trabalhava, e ao então prefeito Raimundo Macedo, devoto confesso, que apoia totalmente o projeto. Acontece então, em 24 de março de 2013 a 1ª renovação do Padim, esse grande momento de louvor passou a fazer parte da programação da  tradicional "semana do padre Cicero " em comemoração a seu aniversário. 


2015 Padre Joaquim
 2016  Ledah com padre Cicero José 
 2017

2017 2018


 2019 


E no primeiro ano foi um verdadeiro "alvoroço" como nos relata o amigo Marcos Aurélio Vieira Peixoto de Alencar, historiador que assim registrou esse momento como :

" A RENOVAÇÃO DO MEU PADIM. Sim, isso mesmo. Aí está o primeiro de uma série de projetos visualizados e criados por Dona Leda da bodega cultural . Incentivado pelo “meu padim”, a população local à época fez da sala da frente de suas residências um local de oração (em alguns casos, penitências). 
Ledinha, pois, (esta “doutora” em cultura popular) tira a reza da sala e a leva à Praça Pública, e com ela se vai os grupos artísticos de todos os credos, com ela se vai “as tiradeiras de reza”, neste cortejo cabe ainda, os zabumbeiros, os fogueteiros (sua origem/berço), não sei se o bolo, o sequilho e o aluá geladinho vai dá pra todos. Mais todo esse “arvoroço” vai valer a pena, e que venham os cânticos: “valei meu padim ciço lá em seu trono de glória” e “a nós descei divina luz”

Somente uma alma genial e brilhante – como a sua – Ledinha, teve este estalo cultural em plena 3:30H da madrugada, quando se levanta, abandona o seu descanso numa procura desenfreada por papel e caneta, para fazer os primeiros registros/rabicos.
Trata-se de uma iniciativa que busca implementar uma nova forma de ver, entender e agir neste caldeirão de efervescência cultural que é Juazeiro. A amplitude do seu universo, Leda – vai além das “figurinhas carimbadas de sempre”.
Se faz necessário ressaltar a questão que envolve – a questão cultural – em que pese às resistências políticas e econômicas, que ao meu ver, é o ítem mais importante da agenda das discussões na atualidade, neste burgo.
(...) por fim quero externar que sou fã de carteirinha desta pequenininha arretada !!!

E como não podia deixar de ser , a renovação se fez , neste dez anos, após a chegada da procissão das flores com a entronização realizada pelo padre Joaquim , a presença de inúmeras convidadas : As rezadeiras das renovações em Juazeiro que foram acarinhadas com um "diploma de rezadeiras" entregues pela secretaria e ao final o famoso café do Santo em parceria com o sindicato dos comerciários , o refrigerante de caju São Geraldo entre outros parceiros. 

E que belezura é participar deste momento, quando se unem as vozes a rezar e louvar com cânticos ..." Abençoai nossa terra , vosso santo Juazeiro"

Mais sobre a renovação quando foi incentivada pelo Padre Cicero 
 
Como os habitantes gostavam de desordens e de bebedeiras o Padre Cícero muito sabiamente através de suas pregações foi incentivando cada paroquiano a colocar em local de destaque em seu lar a imagem do Sagrado Coração de Jesus, fazendo a entronização que consistia em benzer a imagem e fazer a entrega da família para que fossem agraciados com as bênçãos divinas.

Para que seguisse todo ato orientado pelo Padre Cícero os donos da casa preparavam um altar que era uma pequena mesa forrada com uma toalha de cetim, bordada ou de renda, abaixo da imagem e em cima colocavam-se flores e castiçais com velas. É considerada a festa da família e  geralmente se realiza na data de nascimento do primeiro filho ou no aniversário de casamento.
Por preceito é o sacerdote que faz a entronização, por ser a primeira vez. O ato consiste em benzer a imagem, e a partir daí, todos os anos a família renova o compromisso firmado com a fé, homenageando o Sagrado Coração de Jesus como seu protetor e benfeitor maior, celebrando com muita alegria e festejos a renovação ou consagração, reunindo familiares, amigos e vizinhos que participam das leituras e dos cânticos.


No final é oferecido o "Café do Santo", que antigamente era muito simples e consistia apenas em café com bolachas ou sequilhos e o famoso aluá de abacaxi . Hoje, os costumes mudaram muito, e o antigo Café do Santo ficou bem sofisticado, sendo oferecido vários tipos de bolo, salgadinhos, refrigerantes e cantores são convidados para puxar os hinos e louvores. 
O modernismo chegou, mas acho até muito louvável porque é uma demonstração de muito amor e respeito ao Sagrado Coração de Jesus. A pessoa que oficializa a renovação é chamada de rezador ou rezadeira, ou 'tiradores de renovação".
Todas as noites em nossa cidade, ainda encontramos várias casas em que se realizam as renovações e é muito interessante ver essa devoção passar de pai para filhos e que em um dos cânticos nos lembra a mensagem do Padim de zelar sempre pelo seu filho Juazeiro  " lembrai-vos meu Padrinho Cicero, que somos vossos romeiros, abençoai nossa casa e vosso santo Juazeiro " 


fonte: ( Blog de Juazeiro :  Promessas de Jesus  texto da Profª Tereza Neuma Macedo Marques; Dr. Marcos Aurélio Vieira Peixoto de Alencar, administrador, advogado e  historiador (2013) Pautilia Ferraz Araruna - profª universitária, assistente social , arte educadora e administradora do portaldejuazeiro.com

Nenhum comentário: