quinta-feira, 16 de março de 2023

Buraco azul’: piscina natural virou ponto turístico no Cariri

O espaço virou espontaneamente um ponto turístico e tem atraído pessoas que vão tirar foto, fazer piquenique, beber e nadar.

fonte: diariodonordeste 


De longe parece uma piscina natural, com água azul-turquesa cercada por paredões rochosos. O buraco azul lembra o fenômeno encontrado em lagoas de Jericoacoara, mas fica na zona rural de Juazeiro do Norte, no sítio Pau Seco.

É um terreno que foi explorado por uma empresa de mineração para extração de britas, um tipo de pedra. A licença terminou no ano passado. O imóvel é particular, tem um portão (que já foi danificado): faz parte de um espólio com 8 herdeiros.

O buraco azul virou espontaneamente um ponto turístico. Tem atraído pessoas que vão tirar foto, fazer piquenique, beber e nadar corajosamente, encantados com a novidade e com adrenalina da aventura.



Morador da comunidade, o  motorista Daniel Santos disse que a movimentação cresceu desde a semana passada.                          





"Ouvi falar que estariam organizando até excursões. A profundidade é um risco! Tem de 7 a 8 metros. E também existe o risco de pedras caírem", afirmou.        Por que a agua é azu


                


              







POR


QUE

 A    AZUL



Donos do local autorizaram que esta semana professores da Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec) visitem o local. Eles vão fazer testes na água do buraco, o que deve explicar a coloração e a qualidade. Por se tratar de um local explorado por mineradora, pode haver componentes químicos prejudiciais à saúde.







Nenhum comentário: