sexta-feira, 10 de março de 2023

Juazeiro dá início ao processo de coleta seletiva nos bairros

Juazeiro do Norte inicia o processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos. 

De acordo com a Autarquia de Meio Ambiente -AMAJU, o Novo Juazeiro será o primeiro bairro que receberá o serviço, nos próximos meses, conforme cronograma estabelecido.

Para desenvolver os trabalhos, o município já tem disponível dois caminhões específicos para a coleta seletiva. A ação ocorre de forma conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a empresa que presta o serviço de coleta convencional e catadores de materiais recicláveis.

O primeiro passo é a comunicação dos moradores sobre como funcionará o serviço como horários, dias e tratamento que os materiais devem receber antes de serem dispensados. Para isso, haverá um plano de comunicação que ocorrerá em todas as plataformas, inclusive com abordagens porta a porta junto à população.

Após o mapeamento e processo de educação, ocorre a coleta, propriamente dita. Conforme o superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, depois do Novo Juazeiro, serão contemplados o Limoeiro, o bairro Timbaúbas, até alcançar toda a cidade.

fonte:ASCOM/PMJN 

Essa , ao nosso ver é uma excelente iniciativa. Lembrem-se que Juazeiro produz muito lixo e lixo descartável nas romarias . Seria interessante já instalar nestes bairros que hospedam e recebem muita visita, anterior ao novo ciclo de romarias que se inicia em agosto próximo. E isso deve ser feito com a participação e parcerias dos comerciantes e comerciários e da igreja que pode ser um grande aliado neste processo de reeducação ambiental, sem deixar de contar com a SEDUC e Instituto Federal que tem cursos na área.

Nenhum comentário: