sexta-feira, 17 de março de 2023

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PADRE CÍCERO, A BEATA MARIA DE ARAÚJO NOS ARTEFATOS CULTURAIS DO CARIRI.

 CONVITE

Seminário Temático: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PADRE CÍCERO, A BEATA MARIA DE ARAÚJO NOS ARTEFATOS CULTURAIS DO CARIRI.
HOJE 17/03/2023
14h30m - (online)
Link de acesso: https://meet.google.com/xhc-suia-inh
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO PADRE CÍCERO
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES
Pluralismo Religioso e Cosmovisões no Nordeste
Dra. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (DLL/PPGL/DISCULTI/URCA)
Dra. Priscila Ribeiro Jeronimo Diniz (Centro Universitário Paraíso)
Resumo: No princípio do Catolicismo Popular que se constituiu na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, a partir do Chamado “Milagre da Hóstia” estava, além do Padre Cícero Romão Batista, uma personagem hoje considerada por algumas (uns) pesquisadoras (es): Forti (1989), Olinda (2021), Diniz (2022), como figura dotada de protagonismo neste fenômeno: Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo ou Beata Maria de Araújo. As primeiras romarias eram direcionadas para ela, para ver os panos ensanguentados, para ver a “Santa do Juazeiro”. No entanto, no decorrer da história, a religiosidade que se constitui em Juazeiro a partir do Milagre da Hóstia foi publicamente constituída com base na tentativa de silenciamento desta personagem. Consideramos, portanto, que a produção das representações sociais sobre o Padre Cícero, a Beata Maria de Araújo, bem como como sobre as romarias e as diversas formas de catolicismos que se configuraram no Nordeste no Brasil estão presentes nos mais diversos artefatos culturais, produzidos no ou sobre o Cariri cearense, quais sejam: livros, documentários, filmes, poesias, folhetos de cordel, xilogravuras, canções, benditos, narrativas orais, imagens em geral, esculturas, dentre diversos outros. Portanto, este Seminário Temático recebe trabalhos que discutam as relações entre as romarias, as figuras do Padre Cícero e/ou da Beata Maria de Araújo e os catolicismos do Nordeste a partir dessas materialidades semiótico-culturais

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