sábado, 11 de março de 2023

Inauguração do Centro de Referência da Mulher-CRM de Barbalha

 No enfrentamento à violência contra as mulheres, a Prefeitura de Barbalha, através da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos (STDSMDH), inaugurou nesta quinta-feira, (9), o Centro de Referência da Mulher Irmã Rosamaria. 


O equipamento leva o nome da Irmã Rosamaria, que foi diretora do Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, por mais de 17 anos. A Irmã Rosamaria morreu no dia 1º de abril de 2021, por complicações em decorrência da Covid-19. A família da irmã esteve presente, a madrasta e mais sete irmãos, para inauguração. Rosário Lira, irmã caçula da Ir. Rosamaria, diz que: “ela acreditava muito nesse trabalho de acolhimento, ela realmente gostava de acolher e se doar. Esse lugar aqui tem muito da nossa irmã” disse Rosário.

 Na solenidade, a STDSMDH homenageou Cleonice Lira, Madrasta da Irmã Rosamaria, e a Irmã Juliana Deyse, Diretora Executiva do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, pessoas próximas da Ir. Rosamaria.

Esse é mais um dispositivo especializado no atendimento à mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Ampliação da rede de enfrentamento de violência contra a mulher na região do Cariri na luta por uma sociedade livre de toda e qualquer forma de discriminação, violência e opressão.

Cariri tem alto índice de violência contra as mulheres

A inauguração do CRM chega em um momento onde a região lamenta a morte de mais uma mulher, a Vereadora e Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Yanny Brena, onde o feminicídio é uma das hipóteses investigadas pela polícia. Ao discursar para os presentes na inauguração, o Prefeito Guilherme Saraiva trouxe dados de que na cidade de Barbalha, aproximadamente 89% das demandas da Polícia Civil no município, são de agressão contra as mulheres. “A gente precisa investir na prevenção, esse é o formato que estamos desenhando, e esse equipamento vai ser importante”, disse o Prefeito.

O Ceará, em 2022, segundo o Monitor da Violência, é o quinto estado com o maior índice de assassinato de mulheres no país. A região do Cariri tem os maiores índices de violência extrema cometida contra as mulheres, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

A partir desta sexta-feira, dia(10), o CRM já iniciou o atendimento a população. Será disponibilizado atendimento às mulheres em situação de violência física, psicológica, patrimonial, sexual, entre outras. É um espaço de acolhimento, atendimento e encaminhamento, que oferece serviço social, psicológico, jurídico, sobretudo em situações de violência doméstico-familiar.

fonte: PMB

Nenhum comentário: