sexta-feira, 6 de maio de 2011

Região demanda curso em Hotelaria

A principal necessidade deste Município na área de educação superior é a criação de um curso de nível tecnológico em Hotelaria e Turismo, com ênfase em gestão. O pleito foi colocado ontem para a presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, pelo chefe de gabinete da Prefeitura do Município, Geraldo Carneiro, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, José Carlos dos Santos. Do encontro, realizado no gabinete do prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, ausente porque teve de atender a outro compromisso, participaram o diretor da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri, Raimundo Gangeiro, e Albeniza Noronha, da diretoria de Ensino do Instituto Centec. Como justificativa, os secretários informaram que para o Município convergem 96 cidades que movimentam em Juazeiro do Norte 50 mil pessoas por dia, 20% da população, a entrar e sair. De acordo com a Prefeitura, Juazeiro do Norte está consolidada como polo de educação superior com 11 instituições e 67 cursos de graduação e pós-graduação. A cidade possui 20 hotéis, 319 ranchos de romeiros, 11 pousadas e 162 restaurantes e bares. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Urca, José Carlos dos Santos disse que as áreas de Turismo e Hotelaria constituem uma grande carência local de profissionais capacitados.
"Não adianta oferecer cursos de curta duração como o de garçom, com 200 horas de aula, mas dar uma formação mais consolidada", argumentou o secretário. Ele também defendeu a oferta de curso de Informática no nível tecnológico na Fatec Cariri. "Este campo está muito aberto", afirmou.
O diretor da Fatec Cariri ofereceu cursos de 260 horas para capacitar pessoal na área de serviços em construção civil, de eletricista predial, gesseiro, pedreiro, carpinteiro etc. José Carlos informou que as secretarias recorrem à Pasta de Obras, que tem a missão de cuidar dos desafios da cidade na área mais ampla do urbanismo, para resolver consertos que poderiam ser resolvidos por pessoal capacitado da próprias pastas.
Por ano, o Governo do Estado investe na Fatec Cariri R$ 450 mil em custeio e R$ 3,3 milhões em pagamento de pessoal por meio do Instituto Centec, informou Geórgia Aguiar. A presidente do Centec propôs, e os secretários aceitaram, agendar uma reunião do diretor da Fatec Cariri com os secretários de Saúde, Educação, Ação Social e Meio Ambiente para apresentar os serviços do Centec e no que a instituição pode interagir para atender as demandas locais.


Representantes do Centec e Prefeitura de Juazeiro traçam ações de desenvolvimento do turismo
FOTOE TEXTO DE: ELIZÂNGELA SANTOS - Diário do Nordeste

Nenhum comentário: