terça-feira, 17 de maio de 2011

Luís de Dade - Por J. Ronald Brito


   Conheci o Professor Luis Magalhães quando estudava no Ginásio Salesiano de Juazeiro do Norte na década de cinquenta do século passado. Apesar do mesmo fazer parte do corpo docente daquela escola, eu nunca fui seu aluno. Dele me aproximei levado pelos laços de amizade que mantinha com meus pais. Quando eu ia para o Ginásio, sempre passava em frente à sua residência na Rua Padre Cícero e encontrando-o, "subíamos" conversando. Na época, "subir", em Juazeiro, era sair do centro da cidade em direção ao Crato ou Barbalha.
   Durante algum tempo, o seu sobrinho e hoje famoso ator José Wilker morava com os tios em Juazeiro e todos os dias podíamos ver o Professor Luis chegar ao Ginásio segurando a mão do menino.
   Na classe, diante de uma danação maior de um aluno, o Prof. Luis enchia-se de raiva, a meu ver uma encenação, e dizia para os maus comportados sempre o mesmo refrão: - Vá se sentar, seu "lagartixa doida"!
Luis de Dade era um grande cumpridor do dever e acredito que se algum dia faltou a uma aula foi por doença. Ele nunca se casou e morava com sua irmã, também solteira Maria Soledade Magalhães, mais conhecida como "Dade": daí o seu apelido "Luis de Dade".
   Professor Luis era também um competente enfermeiro e mantinha em sua casa um pequeno ambulatório. Podemos dizer ainda que nas horas vagas, se é que ele as tinha, Luis foi um fino artesão.
   Que as bênçãos divinas recaiam sobre a alma de pessoa que foi tão querida, pois seus amigos tem certeza que ele está em melhor classe do que as que aqui enfrentou entre nós.


Nenhum comentário: