terça-feira, 10 de maio de 2011

Fetecc deverá gerar R$ 9 mi em negócios

Juazeiro do Norte é o terceiro maior polo calçadista do Brasil. Concentra, no Cariri, o maior número de indústrias do setor.
Empresários do setor de calçados de Juazeiro do Norte voltam a se mobilizar em torno da Feira de Tecnologia
A Feira de Tecnologia e Calçados do Ceará (Fetecc) será reeditada este ano neste Município, de 24 a 27 de agosto. O evento deverá movimentar cerca de R$ 9 milhões, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários do Cariri (Sindindústria), Antônio Menonça. Há dois anos não se realizava. Tem o potencial de atrair empresas da cadeia produtiva de países da América Latina, Europa e Estados Unidos, além dos principais polos de calçados do Brasil.
Segundo Mendonça, a região do Cariri, principalmente Juazeiro do Norte, onde se encontra o maior número de fábricas de calçados da região, representa uma das maiores forças da economia no Brasil neste setor. É o terceiro polo calçadista do País. São mais de 16 mil empregos gerados a partir das centenas de empresas implantadas em Juazeiro.
Somente no sindicato, conforme o presidente, atualmente são 92 indústrias filiadas. Para ele, isto representa uma nova realidade na região. Quando foi iniciada a Fetecc, a meta era expor um mercado em franca expansão. "Antes se falava em empresas de fundo de quintal. Hoje temos grandes fábricas", diz Mendonça, ao ressaltar a modernização tecnológica e os novos empreendimentos do setor na região.
O lançamento da feira aconteceu no último sábado, com a presença de dezenas de empresários em restaurante de Juazeiro. Nos três dias de movimentação da feira, deverão passar pelo Palácio da Microempresa cerca de 5 mil pessoas.

Infraestrutura
A Fetecc deixou de ser realizada nos últimos dois anos, principalmente pela falta de infraestrutura para sua concretização, no que diz respeito ao espaço adequado. Nas 11 edições, o evento foi realizado no mesmo local, o Palácio da Microempresa, onde foram instaladas máquinas e estandes, com as novidades do setor. Ele afirma que este ano é necessário seguir a mesma estrutura, com a contratação de galpões anexos, por falta de um espaço novo. "Vamos manter a Fetecc do tamanho que vinha acontecendo, até conseguirmos uma nova área", afirma.
As novas tecnologias, os equipamentos e a informação repassados para os fabricantes locais foi o que, segundo o presidente do Sindindústria, deu uma nova visão para o empresariado da região. "Os fabricantes agregaram mais valor ao seu produto", diz. Ele atribui as novas técnicas adotadas no setor graças aos 11 anos de realização do evento.
Uma missão com empresários do Cariri esteve recentemente na China para conhecer o mercado daquele país, e também se inserir no mercado de exportação chinês. A interação será propiciada durante a feira este ano. O Cariri só perde para os polos do Rio Grande do Sul e de São Paulo. O polo da região é caracterizado por conter toda a cadeia, desde a fabricação de componentes aos calçados.

MAIS INFORMAÇÕES
Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte , Avenida Leão Sampaio, 839, Km 01, Triângulo, (88) 3571.2010

Elizângela Santos
Repórter - Diário do Nordeste

Nenhum comentário: