quinta-feira, 19 de maio de 2011

Câmara aprova Hino ao Centenário de Juazeiro de autoria de Paulo de Souza

Foi aprovado ontem, por unanimidade, pela Câmara Municipal, projeto do vereador Gledson Bezerra instituindo como Hino ao Centenário de Juazeiro do Norte, a composição do engenheiro Paulo de Souza (foto). O hino já havia sido divulgado neste blog e teve boa repercussão. 
O AUTOR
Paulo de Souza, natural de Juazeiro do Norte – CE. Engenheiro Civil, professor da Universidade Regional do Cariri – URCA, onde é responsável pelas cadeiras de Pratica das Construções II, Patologia das Edificações e de Fundações de Edifícios. Foi aluno do Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte, Seminário São José de Crato, Seminário  Arquidiocesano de Fortaleza (Prainha ) , Colégio Estadual Wilson Gonçalves do Crato e Colégio Professor Moreira de Sousa, em Juazeiro, onde concluiu o 2Grau.
Experiência Jornalística: Repórter, Redator e Chefe de Reportagem dos Diários Associados, em Campina Grande-PB, de 1970 a 1974.
Experiência Musical: Ex-aluno de piano do Complexo Cultural Schoenberg, em Juazeiro, onde foi aluno da Professora Isaura Rute de Lima Gino. Autor do Hino de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cantado na Capela de Juazeiro do Norte-CE; vencedor, por unanimidade, dos concursos em que foram escolhidos o Hino do Jubileu de Ouro de ordenação de Dom Newton Holanda Gurgel e do II CONGRESSO EUCARÍSTICO DA DIOCESE DE CRATO; autor do Hino do Menino Jesus de Praga, da paróquia do mesmo nome, em Juazeiro do Norte – CE. Por ocasião da passagem do milênio produziu o CD Nosso Canto..., Nossa Prece, interpretado pelo cantor Francisco Feitosa dos Santos ( Francisquinho ), do qual participou com a composição das músicas : De Volta ao Pai; Ai de Mim Pecador ( Em parceria com José Ivan ); Uma Prece a Maria; ... E Jesus Vai me Salvar; Tua Palavra;  Santo, Rei do Universo; Vem Espírito de Deus, todas devidamente registradas junto ao ECAD.

HINO AO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE
Letra e Música: Paulo de Souza

1.                 Sob o manto de Maria tu nasceste
E o amor do Padre Cícero Romão
Haverá lugar bendito como este?
Quanta honra, luz e glória neste chão!

Refrão:
Teu passado, Juazeiro, é glorioso.
Teu presente um pujante florescer
Teu futuro é grandioso
Construído com trabalho e com fé.

2.                 Dos pequenos e dos grandes és guarida.
Acolher é tua nobre vocação.
És refúgio para os náufragos da vida,
Que da Virgem buscam amparo e proteção.

3.                Nesta terra, cada lar é uma oficina,
Oratório de labor e devoção
A semente que se lança aqui germina,
Multiplica, gera fruto em profusão.


4.                Maravilha! Celebrar teu Centenário
Grande festa de beleza singular.
Te saudamos, ó cidade-relicário,
Hoje e sempre haveremos de te amar. 

(Quem quiser ouvir o Hino clique  no link abaixo:
HINO AO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO 

3 comentários:

Jonatas disse...

Parabéns Dr. Paulo! O senhor é sempre surpreendente. Jônatas David.

Marcos Miranda disse...

Uma bela composição (letra e música) criada por um filho da terra. O Juazeiro está de parabéns pelos cem anos e por esta bela homenagem. Congratulações ao amigo Paulo de Sousa que teve a inspiração e sensibilidade para expressar, nestes versos, o que todos nós, filhos do Juazeiro, devotos do Padrinho Cícero e da Virgem Mãe das Dores, abrigamos em nossos corações. Juazeiro, "ao celebrar teu centenário... Hoje e sempre haveremos de te amar"!!!

Anônimo disse...

parabénss professor.... Ótima composição... O senhor é mesmo genial