domingo, 17 de outubro de 2021

UFCA produz cartilha sobre primeiros cuidados psicológicos Documento está disponível para consulta da população

 “Primeiros Cuidados Psicológicos: estratégias de autocuidado e cuidado com o outro”. 


Pensando nas campanhas de prevenção ao suicídio realizadas por diversas instituições durante o Setembro Amarelo, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), juntamente com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), produziu a cartilha “Primeiros Cuidados Psicológicos: estratégias de autocuidado e cuidado com o outro”. O documento prioriza informações sobre os primeiros cuidados psicológicos (PCPs). O termo PCPs se refere a uma resposta de suporte às pessoas que se encontram em situação de crise e/ou sofrimento mental/psicológico.

De acordo com a gerente da Divisão de Atenção à Qualidade de Vida do Estudante da Prae/UFCA, a psicóloga Ana Virgínia Silva Mendes, os PCPs podem ser aplicados por quem não é profissional. “Não se trata de uma assistência profissional ou um atendimento psicológico. Os PCPs se referem à assistência humana que é oferecida quando acolhemos ou apoiamos alguém que está passando por um momento difícil. Seria uma resposta ou uma ajuda imediata para facilitar que essa pessoa volte a um estado mínimo de equilíbrio e de controle sobre a situação. Quando acontece um assalto, um caso de violência, uma notícia repentina sobre a perda de um ente querido, o primeiro acolhimento muitas vezes quem faz é o colega de sala, um professor etc. O PCP vem a ser uma ferramenta de apoio à comunicação adequada e atitude não invasiva para quem deseja auxiliar outra pessoa a enfrentar uma crise emocional”, detalhou.

Produção 

O texto foi produzido e revisado por psicólogas da UFCA. A ideia surgiu a partir da experiência da equipe da Prae/UFCA com professores que buscaram o setor para ter orientações sobre como lidar com as demandas emocionais dos estudantes. “Os estudantes, passando por dificuldades com a pandemia e sentindo prejuízos no rendimento acadêmico, procuravam os professores para desabafar. Muitas pessoas têm o receio de conversar com alguém que está em uma crise de ansiedade, por exemplo, por não saber como lidar com essas situações”, explicou Virgínia.

O objetivo, conforme a psicóloga, é atingir a comunidade acadêmica da UFCA, em especial os discentes. Inclusive, para quem é estudante da UFCA, ao final da cartilha são disponibilizados contatos do atendimento em Psicologia. Entretanto, como o tema tem relevância social, é importante que as informações sejam compartilhadas com a sociedade em geral. “Os primeiros cuidados psicológicos estão para a saúde mental assim como os primeiros socorros médicos estão para a Medicina”, ressaltou a psicóloga.

O documento traz também estratégias de cuidado com o outro e de autocuidado, de acordo com as orientações da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “O autocuidado também é importante, afinal de contas, você não poderá ajudar alguém se não estiver bem”, disse.

fonte:/www.badalo.com.br/featured/ufca-produz-cartilha-sobre-primeiros-cuidados-psicologicos

Nenhum comentário: