quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Prefeitos do Crajubar querem Camilo candidato ao Senado Voto em Camilo Santana será unanimidade entre os prefeitos

 Prefeitos do Crajubar querem Camilo candidato ao Senado

Voto em Camilo Santana será unanimidade entre os prefeitos

Surpreendeu a posição do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), sobre seus candidatos para as eleições do próximo ano. Glêdson anunciou voto no atual governador Camilo Santana (PT), para o Senado, e no deputado federal Capitão Wagner (Pros), para o Governo do Estado. A decisão de Glêdson veio antes de saber o nome que disputará a vaga ao Senado ao lado de Wagner, um dos líderes da oposição no Ceará.

Glêdson justificou que sempre votou em lideranças, não em partidos. Para o prefeito, Camilo e Wagner são dois grandes nomes capazes de somar, em suas frentes, na condução dos destinos do Ceará, a partir de 2023. Aliados do prefeito juazeirense garantem que o voto em Camilo Santana não é surpresa. Glêdson já teria votado em Camilo em outras oportunidades, como a última disputa ao Governo do Estado.

No Crajubar, o voto em Camilo Santana será unanimidade entre os prefeitos. Zé Ailton Brasil (PT), em Crato, e Guilherme Saraiva (PDT), em Barbalha, também já anunciaram voto no atual governador, em caso de disputa ao Senado. Apesar de Camilo ainda não assumir a candidatura, aliados como o deputado federal José Guimarães (PT), garantem com 100% de certeza a disputa ao Senado.

Entre os três prefeitos, a dúvida permanece nas candidaturas proporcionais a deputado estadual e federal. Apesar da pouca divulgação, o município com mais certeza éBarbalha. O prefeito Guilherme deve votar nas candidaturas a reeleição do deputado estadual Fernando Santana (PT) e liberar a base na disputa para federal, entre os deputados José Guimarães e André Figueiredo (PDT).

O debate mais acirrado pelos nomes a serem apoiados pela base governista é em Crato. Em declaração recente, o prefeito Zé Ailton disse esperar por uma conversa com o governador Camilo e o senador Cid Gomes (PDT), para decidir sobre candidaturas. A ideia é ouvir o que eles têm a dizer sobre os nomes. Fernando Santana, Pedro Lobo (PT), Leitão Moura (Cidadania) e Lucas Brasil (PSB) estão no páreo.

Além do palanque dividido na majoritária, o prefeito de Juazeiro pode dividir o seu palanque, também, na proporcional. Apesar de não ter acordo fechado, Glêdson não descarta votar em Fernando Santana para estadual. Na disputa à federal, o nome anunciado pelo prefeito juazeirense é do presidente do Podemos no Ceará, Fernando Torres.

Mas, Glêdson poderá dividir sua base, caso ganhem forças as candidaturas do vice-prefeito, Giovanni Sampaio (PSD), e do empresário Gilmar Bender. Giovanni continua mantendo a possibilidade e Bender articula uma candidatura a vice-governador, na chapa do Capitão Wagner. Preocupado com o enfraquecimento do seu palanque no Cariri, Capitão Wagner cumpre mais uma agenda política na região. Wagner deve percorrer o Cariri entre os dias 12 e 15, onde realizará reuniões de articulação comlideranças da oposição e descontentes do grupo que governa o estado, liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes.

fonte: jornaldocariri em 13 de outubro de 2021 pag. politica 

Nenhum comentário: