domingo, 17 de outubro de 2021

Inaugurado o Centro Sócioeducativo Padre Cicero no Bairro Campo Alegre

 Foi inaugurado o Centro Sócioeducativo Padre Cicero no Bairro Campo Alegre , neste dia 15 as 9:30h com a presença da Vice-governadora Isolda Cela, o Vice presidente da Assembléia Legislativa Fernando Santana, o Superintendente do sistema Sócio educativo e a Secretária de Educação do Ceará Eliana Estrela , como  representantes do Governo .

Presentes o Juiz Dr. Péricles Victor Galvão de Oliveira   titular da Vara da Infância; o Dr. Flávio Corte Promotor de Justiça da Vara da Infancia e da Adolescencia,  além do prefeito Gledson Bezerra e sua consorte Sandrinha, os deputados federais Nelinho e Davi de Raimundão, além dos vereadores Bilinha e Lucas do Horto, as delegadas de policia de Juazeiro e do Crato,  entre outras autoridades.


Após apresentação de uma esquete teatral com os adolescentes sobre a história de Juazeiro e  o Padre Cicero , a Vice governadora Isolda Cela descerrou a placa de inauguração junto as demais autoridades , seguido do corte da faixa e visita a instituição ornada com painéis do artista plástico Wanderson Petrova 




O Centro Sócioeducativo Padre Cicero terá na sua direção a Sra. Andressa Nunes. 

As delegadas de Juazeiro e Crato junto ao artista plástico da SEAS Wanderson Petrova que coloriu com maestria o Centro com seus quadros e painéis
Professora Pautilia e Professor Adjedan ,  ladeando o artista Wanderson Petrova .

A diretora Andressa Nunes e o professor Nicanor dialogando com a vice governadora Isolda Cela e a secretaria da SEDEST Zulneide Parente sobre o funcionamento do equipamento 

O que é o sistema socioeducativo? De acordo com o artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os delitos cometidos por crianças ou adolescentes não são considerados crimes, mas atos infracionais e sujeitam as crianças às medidas de proteção previstas em lei e os adolescentes às medidas socioeducativas.



Partindo da concepção de educação social, a socioeducação é um conjunto articulado de programas, serviços e ações desenvolvidos a partir da articulação entre práticas educativas, demandas sociais e direitos humanos com o objetivo de mobilizar nos jovens novos posicionamentos sem, contudo, romper com as regras éticas e sociais vigentes.

Não se reduz apenas a medidas aplicadas judicialmente a adolescentes em conflito com a lei, tampouco se refere apenas a internação em Fundação Casa ou similar, as MSE (medidas socioeducativas) podem ser aplicadas em meio aberto. 

Esse Centro acolherá os adolescentes já sentenciados a cuprirem sua pena de forma permanente com um trabalho de ressocialização para sua reinserção na sociedade.


No site do governo do Estado encontramos os seguintes dados sobre o Centro Sócioeducativo Padre Cicero que esta situada na Avenida Maria Leticia s/nº  Bairro Campo Alegre 

Essa é a terceira unidade, com espaço de 5.928,24m, destinada a adolescentes do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas no Cariri. Ao todo, serão 90 vagas disponíveis no Centro.
Para o superintendente da Seas, Roberto Bassan Peixoto, a inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero resolve uma demanda histórica de falta de vagas para atendimento de adolescentes em conflito com a Lei na região do Cariri.

“Essa é uma unidade de referência, do padrão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo que vai fazer um diferencial no atendimento a esses jovens nas atividades de cultura, esporte e lazer e, principalmente, escolarização formal e qualificação profissional”, pontuou Bassan.

De acordo com a arquiteta e coordenadora de infraestrutura da Seas, Bianca Lobo, o projeto apresenta na área interna de muralha, sete blocos de alojamentos independentes, quatro blocos de apoio para adolescentes, com refeitório, oficinas e salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol e um anfiteatro. Na área externa da muralha, encontram-se o bloco administrativo, o bloco de corpo da guarda e o bloco de oficinas/empresas.

A primeira zona, administração/área técnica/visitas, onde os adolescentes são recebidos assim que chegam à unidade de internação, é também local onde ocorrem as visitas semanais de seus familiares. Além disso, esta zona compreende as salas técnicas dos profissionais de assistência social, pedagogia e advocacia, bem como a área administrativa da unidade, compreendendo secretaria, sala de monitoramento e diretoria. A segunda zona, área médica, compreende: consultório médico, odontológico e psicológico, posto de enfermagem, além de outras áreas para atendimento dos adolescentes.

 Corpo da Guarda

A terceira zona é a serviços/cozinha. Nela encontram-se: vestiários e refeitório dos funcionários, lavanderia, almoxarifado, despensas e cozinha. Outro bloco localizado no exterior da muralha é o Corpo da Guarda, que é composto pelo alojamento dos policiais e dos oficiais, por um vestiário, pelo arsenal e pelo comando da guarda, além da subestação. Esse bloco possui, em seu pavimento superior, uma passarela com acesso à muralha para monitoramento da Unidade. No bloco de oficinas/ empresas existem duas áreas de oficinas, com banheiros, escritório e depósito, onde os adolescentes podem prestar serviços para possíveis empresas que tenham interesse em sediar essas duas oficinas na Unidade.

No interior da muralha, estão localizados seis blocos idênticos que correspondem aos alojamentos dos adolescentes. Cada um desses blocos de alojamento é composto por seis dormitórios com três camas cada um, por um pátio interno descoberto, pela sala do monitor com um banheiro, por uma sala atendimento técnico e um depósito. Existem três desses seis blocos que são acessíveis, possuindo cinco dormitórios com três camas e um dormitório acessível com uma cama.

Atendimento pedagógico

Um desses seis blocos é destinado a adolescentes que necessitam de uma convivência protetora Esse é isolado dos demais blocos por um muro e alvenaria. Existe ainda um bloco de recolhimento, o qual se destina alojar adolescentes que momentaneamente não estão em condições de convívio social dentro da unidade, este possui dois dormitórios com três camas cada e duas salas de oficinas destinadas ao bloco de convivência protetora.

Além dos blocos de alojamento, existem no interior da muralha, dois blocos de atendimento pedagógico, um de oficinas, um refeitório, um anfiteatro, uma quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol. Os dois blocos de atendimento pedagógico possuem cinco salas de aula, duas salas de informática, uma biblioteca, uma secretaria, uma coordenação, banheiros e depósito. O bloco de oficinas possui 5 salas de oficinas, banheiros e depósito.

A quadra poliesportiva coberta, o anfiteatro e o campo de futebol localizam-se numa mesma zona do terreno. São equipamentos destinados ao lazer dos adolescentes.



Nenhum comentário: