domingo, 10 de outubro de 2021

Pesquisadora do IFCE Juazeiro está na lista dos mais influentes do mundo

 

Pesquisadora do IFCE Juazeiro está na lista dos mais influentes do mundo

          Pesquisadora Joamira Pereira de Araújo

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem 33 pesquisadores entre os mais influentes do mundo conforme ranking da AD Scientific Index. A relação foi divulgada na última semana e classificou milhares de pesquisadores de todo o planeta a partir de critérios como produtividade acadêmica e número de citações recebidas de suas publicações, com destaque para os últimos cinco anos.

A professora do campus Juazeiro do Norte, Joamira Pereira de Araújo, faz parte dessa lista. Ela destaca que o resultado é fruto de muito estudo, esforço e construção coletiva. "Eu fico muito feliz em representar minha instituição porque isso só foi possível com o apoio do IFCE e de todos meus colegas. A gente vai galgando algumas pedrinhas, vendo quem são as referências no mundo e vai tentando fazer parcerias. Procurei sempre aprender com os melhores pesquisadores da área", diz.

Joamira conta que a trajetória na área científica aconteceu no início da graduação por meio do incentivo da professora do IFCE, Ialuska Guerra, em seguida teve o importante apoio da professora da UFPB, Socorro Cirilo, que a orientou no mestrado e doutorado. "Na pós-graduação construí alianças importantes, tive um olhar científico desde a graduação, percebi que eu gostava de pesquisar, meus olhos ainda brilham quando vejo alguma oportunidade de pesquisa que seja boa para a sociedade", enfatiza.

A pesquisadora tem experiência na área de educação física, com ênfase em cineantropometria e treinamento de força com restrição de fluxo sanguíneo. Durante o doutorado, Joamira participou de mobilidade acadêmica na Universidade de Oklahoma, nos EUA, ocasião em que conheceu laboratórios, participou de pesquisas científicas e conheceu novas técnicas metodológicas.

Ela oferece dicas aos jovens pesquisadores: "É importante buscar sempre novos canais de pesquisas, se aproximar dos professores que gostam dessa área, buscar parcerias com os melhores na sua área de interesse e o estudo incessante", diz.

Nenhum comentário: