segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Página inicial Águas do São Francisco abastecerão Juazeiro e Barbalha

 Águas do São Francisco abastecerão Juazeiro e Barbalha

A Cagece está desenvolvendo um projeto para que, dentro de um ano e meio, ou menos, as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha passem a ser abastecidas com águas do rio São Francisco. 

Esta informação foi transmitida à coluna do jornalista Egídio Serpa pelo secretário de Recursos Hídricos do Governo do Ceará, engenheiro Francisco Teixeira.
 
Ele anunciou, ainda, outra boa novidade: sua Secretaria desenvolve o projeto de uma adutora de cerca de 150 quilômetros de extensão que, partindo do Km 145 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na altura de Nova Olinda, levará água do São Francisco para várias cidades do extremo Sul e Sudoeste do Estado, incluindo Campos Sales e Salitre.

Teixeira disse que as águas do Canal Norte do Projeto São Francisco estão, hoje, sendo levadas direta e exclusivamente para o Estado da Paraíba, onde estão sendo testados o próprio canal e as barragens de acumulação que foram construídas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Isso prosseguirá até o próximo mês de janeiro.

Neste momento de estiagem no semiárido do Nordeste Setentrional, não é aconselhável - nem tecnicamente correto - transferir águas do São Francisco para o açude Castanhão.
 
O correto será que essa transferência aconteça somente a partir de janeiro, quando se iniciará a estação de chuvas e quando o leito seco dos rios pelos quais as águas deslizarão até o destino final estará bem úmido, com mínimas perdas por infiltração e evaporação.

Há desafios a serem superados, e o secretário Francisco Teixeira cita três deles: 

A modicidade tarifária, ainda em estudos no Ministério do Desenvolvimento Regional;
 
A flexibilidade da outorga de água (os 26 m³ hoje outorgados são insuficientes para atender à demanda dos canais Norte e Leste do Projeto São Francisco), o que depende da Agência Nacional de Águas (ANA);
 
E a instalação de mais duas bombas em cada uma das três Estações Elevatórias do Canal Norte, com o que o Ceará, a Paraíba e o Rio Grande do Norte estariam bem atendidos com volume igual de água.

O Projeto São Francisco é o maior empreendimento em execução pelo Governo Federal na área dos recursos hídricos no País. 

Imaginado no tempo do Império, ele começou a ser construído em 2007 e ainda não está concluído: faltam ser feitos os ramais do Apodi, no Rio Grande do Norte, já licitado, e do Salgado, no Ceará, que aguarda a licitação. 

Como há falta de dinheiro, sua conclusão ainda demorará.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: