domingo, 17 de outubro de 2021

Morre Augustinho José dos Santos, ex-presidente da Câmara de Barbalha e ex-Capitão do Pau da Bandeira

 Mais uma vítima de COVID 



Morreu no final da manhã deste domingo, 17 de outubro, aos 79 anos, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Augustinho José dos Santos. Com comorbidade, ele estava internado havia dias no Hospital Santo Antônio, por ter testado positivo para covid.

Augustinho nasceu em Barbalha em 1º de dezembro de 1941, filho de agricultores. Jovem, frentista de um posto de gasolina no centro da cidade, destacou-se pela fineza com que atendia aqueles que iam abastecer no posto de propriedade de José Nunes de Oliveira. Aquele trabalho deu-lhe visibilidade, pela sua popularidade e alegria com que tratava as pessoas. O posto virou um ponto de encontro de desportistas, torcedores de vários times que lá iam para ouvir os jogos pelo rádio.

Ali, nascia uma nova liderança popular em Barbalha. Não deu outra. A política o chamou e o transformou no vereador com mais mandatos na história de Barbalha. Foram seis mandatos, em dois foi Presidente da Câmara.

Augustinho casou-se com a enfermeira cratense Luzanira de Moura Santos. O casal teve cinco filhos: Luciana – bióloga e enfermeira, Adriana – professora, Getúlio – engenheiro civil, Ivanilda – enfermeira e Márcia – assistente social.

Um dos mais ricos currículos que uma pessoa pode apresentar, atesta uma invejável folha de serviços do barbalhense tão ilustre quanto simples.

Augustinho era funcionário da Cagece aposentado, atividade profissional exercida com uma disposição que saltava aos olhos. No entanto, seu maior destaque se deu exercendo atividades não remuneradas que o transformaram num cidadão comparado a uma máquina incessante de trabalho.

Senão vejamos as atividades que exerceu:

-Vereador por seis mandatos;

-Presidente da Câmara Municipal de Barbalha;

-Presidente da Conferência de São Vicente de Paulo;

-Presidente do Círculo Operário de Barbalha;

-Presidente do Círculo Operário de Jardim;

-Diretor da Federação dos Círculos Operários do Estado do Ceará

-Membro da Legião de Maria;

-Presidente do Rotary Club de Barbalha (fundador)

-Presidente da Liga Desportiva Barbalhense (fundador)

-Capitão do Pau da Bandeira

O sepultamento se dará nesta tarde, com missa às 16h00 do lado de fora do Centro de Velório Anjo da Guarda, em seguida breve homenagem em frente à Câmara de Barbalha.

Augustinho deixa uma das mais belas páginas da história da terra de Santo Antônio.

Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário: