segunda-feira, 21 de setembro de 2020

URCA inicia agenda técnica para implantação do curso de Medicina em Crato

                   URCA inicia agenda técnica para implantação do curso de Medicina em Crato


e nesta quinta-feira, dia 17, e na sexta-feira, 18, realizou agenda com diversas ações e encaminhamentos, além de despertar novas parcerias para o fortalecimento do projeto. Uma agenda está sendo trabalhada durante os dois dias com reuniões da Comissão Especial de Criação do Curso, visitas técnicas a laboratórios da URCA, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), além de reunião junto à administração municipal do Crato e visita às instalações propostas para o funcionamento do curso de Medicina, no histórico prédio do Seminário São José, que acontece nesta sexta-feira, às 9 horas.
Durante reunião no mês passado, envolvendo a URCA, administração municipal cratense, técnicos com o Governador do Estado, Camilo Santana, foram autorizados todos os levantamentos técnicos no sentido de viabilizar a implantação do curso.  

A abertura dos trabalhos nesta quinta-feira foi iniciada com reunião no gabinete do Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Júnior, com a presença do coordenador da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile de Holanda Lavor, ex-secretário de Saúde do Estado e responsável pela implantação de cursos de Medicina, como o da Universidade Estadual do Ceará (UECE), considerado um dos melhores do Brasil. Também participaram da reunião o presidente da Comissão, Professor Dr. Galberto Martins, o médico e professor da UFCA, Marcos Cunha, além do Vice-Reitor, Professor Carlos Kleber de Oliveira. Em seguida, foi realizada visita ao curso de Medicina da UFCA.



Segundo o Professor Lima Júnior, esse é um momento de grande importância no encaminhamento desse projeto do curso, que beneficiará não apenas o Crato, mas toda a região do Cariri. Durante reunião com a gestão municipal cratense, que acolheu o projeto e garantiu total apoio, foi ressaltada a proposta de fortalecimento na formação de profissionais capacitados na atenção primária, além de ser criado um centro médico para atendimento de pacientes no bairro.

Nenhum comentário: