sexta-feira, 11 de setembro de 2020

O compromisso com o Juazeiro e a continuação da história

 Hoje faz 01 ano que assumimos o Portal de Juazeiro do Norte, a convite da amiga Tereza Neuma e seus filhos. Uma responsabilidade de manter a história toda pesquisada sempre alimentada no dia a dia dessa metrópole, desse chão sagrado, desse solo fértil da fé. Um desafio e o compromisso pessoal de manter  o portal atualizado para balizar as inúmeras pesquisas sobre nossa Juazeiro.

átrio do Santuário Diocesano Nossa Senhora das Dores em 11 de setembro de 2020 



Aqui nasci, vi desenvolver, constitui minha família, fiz meus amigos e herdei o gosto pela história da nossa cidade e do Padre Cicero vinda de um grande amigo Padre Murilo que depois se fez Monsenhor Murilo. Nos ensinou , a mim e a muitos , jovens casais do ECC, a respeitar os romeiros , a acolhe-los, a entender seu jeito simples e sua expressão da fé. Neste intervalo conhecemos Daniel Walker e apaixonados pela romaria como sempre fomos, ele com seu trabalho já bem adiantado e eu ainda com uma pequena máquina deslumbrada com as cores e histórias que me cercavam, registrava e enviava para o portal.

Fui indicada por Monsenhor Murilo para ser a primeira coordenadora de romaria e turismo em 2005 , quando a prefeitura entendeu que Juazeiro necessitava olhar com mais atenção e zelo o seu romeiro . Tempos difíceis. Paus de araras sendo perseguidos pela Policia Rodoviária Federal. Multas que se seguiam. Intervenções diretas de Monsenhor Murilo junto ao governo federal. Viajamos enquanto ECC vários casais e vivenciamos uma romaria para Xingó com o Monsenhor e Daniel Walker. E o via sempre registrando com muito zelo a história de Juazeiro.

Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro do Norte - Ceará 



Nos tornamos colaboradora do Portal de Juazeiro e hoje dividimos essa história com Daniel o  "Guardião da História de Juazeiro ", sua esposa Tereza Neuma que nos tem cedido e rebuscado no seu acervo pessoal, outras matérias, e outros colaboradores que se identificam com essa história e que prestigiam o portal.

Neste momento , só gratidão. E para agradecer, como estamos em pleno período de romaria, mesmo que em plena "pandemia", hoje continuamos o trabalho indo as nossas igrejas e registramos essas imagens onde Juazeiro em setembro da Romaria das Dores estaria efervescendo, está hoje , no ano 2020, com suas ruas calmas sem a presença de nossos irmãos romeiros.



Capela do Socorro - Tumulo do Padre Cicero 

              

        
Santuário São Francisco 

       

Pátio dos Franciscanos 

Santuário Sagrado Coração de Jesus- Igreja dos Salesianos 


capela de São Vicente 





Imagens : acervo Pautilia Ferraz 







Nenhum comentário: