segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Procissão dos Carros - sempre acontece em todo dia 14 na romaria exceto em 2020

Em romarias passadas , tenho lembranças da década de 70 (quando os caminhões desciam pela Rua Padre Cicero ou Rua Grande), todo dia 14 de setembro acontece a procissão dos carros , caminhões , ônibus, bicicletas e motos.  






A procissão inicia após a benção do bispo 

Hoje o portal de Juazeiro publicará imagens de Pautilia Ferraz sobre as romarias desde 2012 quando ainda eram permitidos os transportes de romeiros em caminhões "pau de arara" . Hoje esse é um transporte proibido por lei ,mas ainda há uma luta de alguns parlamentares para manter essa tradição, embora ela não apresente segurança nem comodidade aos romeiros. 

os romeiros decoram os carros 




Os romeiros enfeitam seus transportes com seus andores que trouxeram de suas cidades com os santos padroeiros e se preparam para um momento de congraçamento com a população local. A prefeitura realiza um concurso para premiar com um troféu de participação os diversos tipos de transportes. É uma grande festa !








O ritual desde  a presença de Monsenhor Murilo "Vigário do Nordeste" por 48 anos à frente da Matriz de Nossa Senhora das Dores e depois Santuário Diocesano , permaneceu com a tradição onde , o ano passado o bispo diocesano Dom Gilberto Pestana e o Pároco Padre Cicero José deram a benção dos carros e a procissão seguiu da concentração na av. Padre Cicero, seguindo  pela Av. Castelo Branco, Rua São benedito, Rua do Cruzeiro , finalizando na Rua São Pedro ao lado do Santuário de Nossa Senhora das Dores.


momento de exercitar a irmandade doando água ao irmão romeiro


Neste percurso os romeiros costumam jogar bombons para a população e alguns também doam peças de roupas de recém nascidos. A população, principalmente na Rua São Benedito agradece  dando garrafas pets com água fresquinha e geladinha para refrescar a tarde quente e agradecer a visita do romeiro. 



a procissão já finaliza à noite


Nenhum comentário: