segunda-feira, 21 de setembro de 2020

JUAZEIRO UMA ÁRVORE QUE CRESCE DIA A DIA

 Hoje, dia 21 de setembro é dia da árvore e também inicio da primavera. Nossa cidade Juazeiro que tem seu nome oriundo de uma grande árvore que no semiárido independente da seca continua verde e se anuncia na mata mesmo que na seca, de longe uma sombra verde para os que se achegam.

imagem midia social


Juazeiro A árvore central que congrega os eventos 

 O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Semiárido brasileiro.. Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes).1 O nome do fruto – juá – é de origem tupi e vem de “a-ju-á”, que significa “fruto colhido dos espinhos”

Mas da importância da árvore lembramos os três pés de Juazeiro retratados na pintura de Dona Assunção a como a lembrança de um Juazeiro afetivo , sombreado e acolhedor.

Outra árvore grande que faz parte da nossa história antiga e atual é o pé de Juazeiro na Praça Padre Cicero que já rendeu inclusive música de Luiz Gonzaga.


O famoso pé de tambor ( timbaúba) ,uma grande árvore que havia na  Serra do Catolé (hoje Horto) no tempo do Padre Cícero. Ao lado o cruzeiro que ainda existe. Na foto aparece também a obra da Capela de Bom Jesus do Horto ainda construída no tempo do Padre Cicero e que sempre se refugiava ali para meditar. Em 1967 o pé de tambor deu lugar a antena de tv, e em 1969 nascia na serra do Horto a estátua do Padre Cicero: A grande árvore que dá sombra, refresca a alma dos sertanejos nas suas dores e aflições que aqui acorrem . 

 o centenário pé de tambor e seu cruzeiro 



pé de tambor na Serra do Catolé ( Horto)  visto de dois ângulos 
acervo www.portaldejuazeiro.com

Outras árvores na nossa cidade fazem parte da nossa história e por vezes não nos damos conta da importância delas no nosso cotidiano:
                                        Sobreando os romeiros no horto 
                A famosa mangueira da Juju -alimentando a educação e cultura de muitos juazeirenses 
acervo Celia Morais

                                        fazendo parte da cultura- música de Luiz Gonzaga- 
imagem juaonline

A árvore das  garças - Matriz 

imponente sombra na Praça José Geraldo da Cruz 

Resistente e bela ,brincando com a paisagem concreta na Rua Delmiro Gouveia 

a árvore Tetê que acolhe e sustenta outras árvores 
e por fim do Alto nossa  grande Árvore , nossa raiz, caule, folha, flor e frutos.

imagens Pautilia Ferraz 

Juazeiro uma árvore que se desenvolve a cada dia e dá mais frutos e acolhe mais e mais
fonte: nativasdacaatinga.com/mudas.php

Nenhum comentário: