sábado, 12 de setembro de 2020

Hoje a 48ª Procissão das Carroças - Uma tradição na Festa da Padroeira



 Hoje , dia 13 de setembro de 2020 , dia de Nossa Senhora, domingo anterior ao dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores acontece há 48 anos a procissão das carroças promovida pela Fundação Leandro Bezerra, evento que faz parte dos festejos da festa da Padroeira de Juazeiro.


A procissão sai sempre á tardinha , as 17 horas, após a benção do Pároco ao andor da carroça com a imagem de Nossa Senhora as Dores , que vem na carroça sempre acompanhada e resguardada  por Dona Salete Bezerra  juntamente aos filhos, noras, genros , netos e toda família que mantém a tradição e sempre incentiva esse evento. 

É um evento importante para as famílias dos carroceiros que neste dia oram, decoram suas carroças, fazem da sua refeição uma festa,  e depois seguem com suas carroças enfeitadas pelas ruas da cidade até a Fundação Leandro Bezerra que fica no inicio da Rua São Pedro. 

As 17 horas , após a benção do Padre, as carroças seguem , com a presença das fanfarras da cidade, e a população  vai para a Rua São Pedro  acompanhar tão simbólico evento, que finaliza com a chegada das carroças ao pátio do Santuário de Nossa Senhora das Dores seguido da Missa dominical, onde a imagem é retirada da carroça e sob uma salva de palmas é colocada no altar da Igreja.

Com imagens de vários anos acompanhando a família de Cosmo e Damião ( Doutor e Didão) na procissão das carroças e mostramos um pouco dessa tradição.

Damião (doutor)

A chegada da imagem colocação da coroa e espadas 

Doutor e Didão e eu na ornamentação 



Os arreios decorados de macaxeira ( a égua)     Uma decoração de Marquinhos e Marcondes 
Padre Cicero José abençoando a carroça já decorada com a imagem da Santa 

o trabalho pronto pela família 

os detalhes 

em 2012 40 anos da Procissão


Dona Salete com a Imagem Mãe das Dores 







lindamente as carroças seguem em cortejo descendo a Rua São P

edro 





a burra noiva ou a noiva burra 


Na companhia dos Guerreiros de Alagoas 




Dona Salete com a Imagem Mãe das Dores 








a família toda participa 

a égua noiva toda maquiada e sempre muito ornamentada 

2012
cada um fala do seu credo 
Doutor e Didão 

a família toda reunida desde a manhã , participa da ornamentação, fazem junto a refeição e a noite cumprem a sua devoção 





Esse ano essa família que tanto admiramos perdeu um dos seus entes o Cosmo ou Didão que se foi mas plantou a certeza de que continuarão a fazer o andor e a decoração da carroça com muita carinho e devoção . De lá olha e ora por todos 



Imagens: Pautilia Ferraz 

Hoje , 13 de setembro de 2020, as 17 horas apenas a carroça de Damião (doutor) se encontrava a frente da Fundação Leandro Bezerra , com um  pequeno som com músicas sobre  Nossa Senhora, ele  fez o mesmo percurso, que realiza há 25 anos,  pela rua São Pedro acompanhado da família chegando ao átrio do Santuário Nossa Senhora das Dores onde o Padre Cicero que celebrava no momento, mesmo com a igreja de portas fechadas , abençoou Damião e sua família que ali representava os demais carroceiros da cidade.




Ao chegar, só agradecer .



Dos 48 anos de procissão dos carroceiros , faz 29 anos que Damião ( doutor) participa 
momento de oração de toda familia e amigos em agradecimento as bençãos de Nossa Senhora 

Aqui a matriarca da família Ivone ladeada por todos os filhos, genros, noras e netos .
Todos traziam na camisa a imagem de Cosmo ( Didão) o irmão falecido que todo ano decorava a carroça e era devoto de Nossa Senhora das Dores .
 
imagens : Pautilia Ferraz








Nenhum comentário: