terça-feira, 8 de setembro de 2020

DAS LINDAS CORES DE NOSSA FÉ : OS ANDORES DOS CARROS DOS ROMEIROS


Das lindas imagens que representam nossa fé : UMA ESTÉTICA DE LUZ  E CORES

E hoje dia da natividade de Nossa Senhora registramos com muito carinho como se expressa essa intimidade do romeiro com sua Mãe Santíssima. A alegria se instaura e salta nas cores e brilhos mostrando algo que vem do amago formando uma nova e irreverente estética da fé.

Os romeiros seguem vários rituais antes de seguir em romaria. Se encontram pra rezar dias antes e oferecem sua viagem a Virgem das Dores e ao Padre Cicero e também a Padroeira do lugar onde moram. Recomendam suas orações e vigílias , os que não podem vir encomendam a compra de seus "souvenirs" ou lembrancinhas.



Alguns trazem legumes das suas plantações para doação , roupas, e dinheiro. Vir em romaria é uma missão , não um passeio. É uma vivencia, não um momento de turismo. "Primeiro a obrigação , depois a diversão." Cumprem as visitas a todos os templos como a completar o  roteiro da fé. Colocam nos altares de sua devoção as roupas de promessas, as "ajudazinhas" e tanto mais que tem. Alimentam-se da e na fé. 
ao lado do túmulo de Monsenhor Murilo os andores enfeitam o altar 

andor do romeiro Nilton Alves de Alagoas


             Os andores dos romeiros são elaborados 
             nas suas comunidades e são trazidos em 
             procissão e eles entram na igreja cantando 
             seus benditos e rezando em agradecimento
             pela viagem. Os andores são deixados em total 
             reverencia na Capela do Encontro ao lado 
             do túmulo de Monsenhor Murilo
             no Santuário Diocesano de Nossa Senhora
          das Dores para que o Pároco possa abençoa-los, 
   antes de participarem da procissão dos carros



Lá permanecem dois ou três dias sendo admirados e logo após, os retiram para enfeitar seus carros , caminhões paus de arara,( como outrora) ônibus, etc., desde que iniciaram a procissão dos caminhões, e que os enfeitam com eles. 





Aqui vamos colocar algumas imagens desses andores ou pequenos altares das diversas comunidades de romeiros que visitam Juazeiro do Norte na festa da Padroeira. Esse ritual só acontece no período de setembro e antecede a procissão dos carros que acontece sempre no dia 14 de setembro. 


imagens Pautilia Ferraz


Nenhum comentário: